26 de novembro de 2025
  • :
  • :

Aeroporto de Salvasor será pioneiro no abastecimento de voos comerciais com Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

Aeroporto de Salvasor será pioneiro no abastecimento de voos comerciais com Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

No Aeroporto de Salvador, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, que permitirá aos passageiros embarcarem em voos com menos emissões de CO₂
Esse é o maior blend com SAF puro já disponibilizado na aviação brasileira

ABahia assume o pioneirismo em descarbonização no setor aéreo, e o Aeroporto Internacional de Salvador se torna o primeiro do país a realizar voos comerciais abastecidos com Combustível Sustentável de Aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel). A operação, que já começa neste mês de novembro e será realizada até dezembro de 2026, é resultado de uma ação liderada pelo Governo do Estado da Bahia em parceria com a Vibra, e reforça o protagonismo do Estado na pauta da transição energética nacional. Com esta iniciativa pioneira, o aeroporto de Salvador se tornará o primeiro a utilizar o combustível sustentável de aviação em operações comerciais.

A ação reforça a posição da Vibra na vanguarda de soluções concretas de descarbonização. A empresa foi a primeira a importar SAF em escala comercial e a disponibilizar o produto no mercado nacional. Com rastreabilidade total e conformidade com critérios internacionais de sustentabilidade, a operação de e armazenamento foi centralizada em sua base no Galeão, que possui a certificação ISCC EU e ISCC CORSIA, de onde o produto partiu para a capital baiana. O SAF é fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros, e tem potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

O Salvador Bahia Airport destaca sua liderança ambiental ao ser o primeiro aeroporto das Américas a alcançar o nível máximo do Airport Carbon Accreditation (ACA 5). Esse reconhecimento global atesta que o terminal possui práticas avançadas de gestão e redução de emissões de carbono, alinhadas às metas internacionais de descarbonização. A conquista se soma ao início das operações regulares com SAF, consolidando Salvador como referência continental em sustentabilidade aeroportuária.

O governador Jerônimo Rodrigues lembra que a Bahia já é um dos estados mais avançados do país em tecnologias verdes, em especial nos segmentos automotivo, de energias renováveis e o de novas indústrias. “A Bahia tem feito grandes avanços na produção de energia limpa e na construção de um futuro mais sustentável, com desenvolvimento e justiça social caminhando juntos”, afirmou o governador. “Deixamos claro, ao participarmos da COP 30, que o governo baiano está alinhado com o posicionamento do Brasil quanto à responsabilidade de todos diante da crise climática”, completou.

Como maior distribuidora de combustíveis e biocombustíveis do país, a Vibra tem o compromisso de contribuir para uma transição energética eficiente, fortalecendo a infraestrutura, ampliando o acesso à energia e impulsionando soluções que unam competitividade e sustentabilidade.

Ernesto Pousada, CEO da Vibra, expressou sua satisfação com o projeto: “A maior transformação energética do Brasil hoje está acontecendo através dos combustíveis líquidos renováveis. Ser a primeira empresa a comercializar SAF no Brasil não foi coincidência. Foi decisão estratégica e coragem de antecipar o futuro. Esta parceria com o estado da Bahia nos enche de orgulho e reforça o compromisso da Vibra com a descarbonização.”

Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil, que opera o Salvador Bahia Airport, destaca que o uso regular de SAF representa mais um passo decisivo rumo à aviação sustentável no Brasil: “O SAF é hoje a ferramenta mais eficaz para reduzir emissões na aviação comercial. Poder oferecer voos abastecidos com esse combustível em Salvador, de forma contínua, coloca a Bahia na linha de frente da transição energética e reforça nosso compromisso em transformar as jornadas dos passageiros com soluções cada vez mais sustentáveis”.

Como será a operação

O SAF será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da LATAM Airlines Brasil, representando um marco histórico para a aviação nacional. No Aeroporto de Salvador, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil, que permitirá aos passageiros embarcarem em voos com menos emissões de CO₂. Esse é o maior blend com SAF puro já utilizado em abastecimentos na aviação brasileira. O SAF puro (100% SAF) importado pela Vibra é o único atualmente disponível no Brasil e foi fabricado na Ásia a partir de óleo de cozinha usado (UCO – Used Cooking Oil), uma das matérias-primas de menor intensidade de carbono por se tratar de um resíduo.

Produzido a partir de fontes renováveis, o combustível reduz em cerca de 80% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao querosene de aviação convencional. O uso do SAF em Salvador contribuirá para a redução das emissões de carbono nos voos abastecidos pela Vibra.

Com esses dois voos diários abastecidos com SAF, Salvador se consolida como o ponto de partida de uma nova fase do mercado de aviação brasileiro, em que o desenvolvimento sustentável já é uma realidade.

Sobre a Vibra

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, líder absoluta do segmento de aviação no Brasil, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.   

Sobre o Salvador Bahia Airport

Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.

Foto: Amanda Hercília/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *