26 de novembro de 2025
  • :
  • :

Camaçari dá início às aulas da primeira turma do programa Seja Pro + Trabalho e Emprego

Camaçari dá início às aulas da primeira turma do programa Seja Pro + Trabalho e Emprego

A manhã desta quarta-feira (26) marcou o início de uma nova etapa na política de qualificação profissional de Camaçari. A Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu início à primeira turma do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à qualificação profissional, dentro do programa do Governo Federal Seja Pro + Trabalho e Emprego. Participaram da aula inaugural cerca de 25 inscritas.

O curso ofertado é de Agente de Inspeção de Qualidade e integra a formação técnica e a elevação da escolaridade, permitindo que mulheres com ensino fundamental completo concluam também o ensino médio, em regime semipresencial. Com duração de 8 meses, as aulas, que ocorrem de terça a quinta-feira, serão ministradas por professores do Sesi e do Senai na sede da Semu, localizada na Rua Goiás, nº 79, no Centro de Camaçari. A iniciativa ainda garante às alunas um auxílio permanência mensal de R$ 150, reforçando a política de incentivo à permanência e ao êxito escolar.

Antes de firmar a parceria com o Sesi e o Senai, a Semu, por meio do projeto Mulher com a Palavra, realizou uma pesquisa de estruturação de políticas públicas. O levantamento apontou que grande parte das entrevistadas não tinha terminado o ensino médio, conforme explicou a titular da pasta, Branca Patrícia, reforçando ainda o compromisso da gestão com a inclusão e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, sobretudo aquelas vítimas de violência doméstica.

“O curso é aberto para todas as mulheres de Camaçari, mas com um percentual de oportunidades para as vítimas de violência. Entendemos que, através da qualificação e da inserção no mercado de trabalho, conseguimos quebrar esse ciclo. Ontem, 25 de novembro, foi o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres e a Semu vem trabalhando incansavelmente, com o objetivo de que Camaçari seja uma cidade de feminicídio zero, acolhedora, protetora e conectada com as mulheres”, pontuou a secretária.

Natália Teixeira, coordenadora pedagógica da EJA no Sesi de Camaçari, falou sobre a extensão do projeto. “É a nossa primeira turma afirmativa e exclusivamente feminina. O Sesi trata de educação regular para jovens e adultos. Estamos aqui para auxiliar que essas mulheres terminem o ensino médio e, além disso, saiam com uma profissão e possam expandir e ingressar no mercado de trabalho totalmente qualificadas. Costumo sempre encorajar as meninas, trazendo o lema de que se as portas estiverem fechadas, a gente arromba”, afirmou.

À frente da coordenação dos cursos no Senai, Valéria Azoubel enfatizou a importância da formação profissional para fortalecer a autonomia das participantes. “Esse momento inaugural das aulas é muito gratificante, vemos estampado no rosto de cada uma a emoção. O curso, em si, é muito promissor, tendo em vista a região de Camaçari, que tem essa potência industrial. Será uma longa caminhada, e o nosso desafio é fazer com que essas mulheres não desistam e cheguem até o final do curso, saindo daqui com outra perspectiva de vida”, ressaltou.

Entre as alunas, o sentimento predominante era de entusiasmo. Para Marcely Karoline Rocha, 38 anos, o programa representa um recomeço. “Voltar a estudar sempre foi meu sonho, mas faltava oportunidade. Fui vítima de violência doméstica, tenho dois filhos para criar e Camaçari me acolheu. Há tempos venho lutando e a hora de recomeçar chegou. Estou sendo abraçada e motivada a construir um futuro melhor para mim e minha família. Tenho planos também de, mais tarde, ingressar na universidade”, compartilhou.

Para Vanessa de Araújo, 32 anos, essa é a chance de acessar novas áreas profissionais, além de ser referência para o filho de 5 anos. “Nunca imaginei ter a oportunidade de fazer um curso técnico enquanto concluo o ensino médio. Estou emocionada, é uma porta que se abre para o mercado de trabalho, e estou determinada a aproveitar ao máximo. Quero também que meu filho tenha orgulho. Como posso cobrar que ele estude se eu não fiz isso? Mas, agora, isso vai mudar”, contou.

Com a nova turma iniciada, a Prefeitura reafirma a importância da educação como ferramenta de transformação social. O Seja Pro + chega para ampliar horizontes, fortalecer caminhos e reafirmar que investir na juventude é investir no futuro de Camaçari. O cronograma da Semu prevê uma nova turma para o início do próximo ano, desta vez alcançando mulheres residentes na orla.

Foto: Juliano Sarraf/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *