29 de novembro de 2025
  • :
  • :

Caminhada da Paz reúne comunidade escolar em Lauro de Freitas

Caminhada da Paz reúne comunidade escolar em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a primeira edição da Caminhada da Paz, iniciativa realizada pela Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, no bairro de Buraquinho, na manhã deste sábado (29/11). Durante a atividade, um desfile de cores preencheu as ruas do bairro, com faixas e cartazes erguidos pelas crianças. Percussionistas do bloco Afro Bankoma, do bairro de Portão, também participaram da mobilização, trazendo ritmo, identidade e ancestralidade ao percurso. 
 
A caminhada teve como objetivo incentivar a reflexão sobre consciência racial, valorização da cultura negra e respeito às diferenças dentro e fora da escola. Para a secretária municipal de educação, Tamires Andrade, a ação é resultado de um trabalho contínuo. “A caminhada é a consolidação de um trabalho educativo que valoriza identidade e pertencimento. Levar o movimento para as ruas amplia o impacto da iniciativa que visa mostrar para a comunidade que a educação pública é forte, séria e transformadora”, disse Tamires.
 
A proposta surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar desenvolvido ao longo do ano de 2025. O professor de educação física, Antônio Fernando de Oliveira Silva, explicou que a caminhada é fruto de observações feitas durante as aulas. “Percebi que muitos estudantes tinham dificuldade de lidar com conflitos, bullying e preconceito e a partir disso, a escola desenvolveu ações sobre valores, respeito e combate à violência. Usamos a sala e o esporte para trabalhar consciência e empatia e  levamos esse debate no dia de hoje para a rua”, afirmou o professor.
 
Os estudantes eram os protagonistas da atividade e estavam contentes em estar participando da caminhada. O aluno Lucas Isaac, de 11 anos, falou sobre o que mais chamou sua atenção durante o projeto. “Gostei muito da caminhada, mas eu escrevi um livro sobre racismo e discutir o tema em sala ajudou bastante a entender a importância do respeito. Racismo é errado e  aprendemos isso na escola”, destacou Lucas.
 
Na Educação Infantil, o trabalho também foi intenso. A professora Clotilde Oliveira, docente dos grupos G4 e G5, explicou que o objetivo foi fortalecer identidade e autoimagem das crianças. “Trabalhamos tom de pele, reconhecimento e valorização da própria história. Fizemos inúmeras atividades com tintas e ilustrações, a partir dessa atividade os pequenos produziram um livro com fotos e descrições sobre como se veem. Penso que isso fortalece a autoestima desde cedo”, disse a educadora.
 
A Caminhada da Paz integra o conjunto de ações da rede municipal voltadas para o Novembro Negro. A SEMED reforça que iniciativas como esta reafirmam o papel da escola como espaço de formação cidadã, contribuindo para o combate ao preconceito e para paz.
 
Ao final do percurso estava a mãe Leda de Souza, de 38 anos, mãe da pequena Alice do 3º ano que elogiou a iniciativa. “É muito importante ações como essa, porque são assuntos que fazem parte do nosso dia a dia. Não adianta esconder, porque é real. Atividades como essa ajudam a enfrentar questões urgentes” disse Leda.

Foto: Divulgação/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *