Neste sábado (29/11), a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis acompanhou de perto mais uma edição do projeto Sábado com Saúde, que ofertou atendimento simultâneo em todas as 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. A prefeita visitou as unidades Santa Bárbara, Cidade Nova e Parque São Paulo, todas no bairro de Itinga, acompanhando de perto o atendimento e dialogando com profissionais e moradores.
Neste dia, todas as USFs estarão abertas até as 16h, oferecendo uma série de serviços essenciais, incluindo vacinação, testagem rápida, saúde bucal, exames preventivos, consultas médicas e de enfermagem, avaliação nutricional, práticas integrativas e ações educativas.
Unidades de saúde de cada bairro receberam representantes de comunidades de terreiro, que realizaram salas de espera temáticas, com explicações sobre ervas medicinais, seus preparos e formas de uso para o cuidado da saúde, além da degustação de chás medicinais e café da manhã, algumas com uma programação especial com música ao vivo, com saxofonista e tecladista.
A programação deste sábado fortaleceu três grandes iniciativas, Sabadou com Saúde, Novembro Azul e o Novembro Negro, promovendo cuidado integral, prevenção e valorização da diversidade. Durante a visita, a prefeita destacou a importância da ação e das novas iniciativas integradas ao projeto. “Estou aqui na USF Santa Bárbara, mais uma edição do Sabadou com Saúde. E também temos aqui a carreta do Novembro do Azul, hoje aqui com um público significativo de homens que estão cuidando também da sua saúde.
A secretária de saúde (SESA), Elba Brito explicou as ações especiais desta edição, marcada pelo Novembro Azul e pelo Novembro Negro. “Um Sabadou com Saúde especial, alusivo ao Novembro do Azul, ofertando exames de PSA, avaliação clínica, urológica, mas também com o Novembro Negro, trazendo essa parceria com as comunidades de terreiro, com o nosso programa Certifica Axé, onde a gente traz essa sabedoria ancestral das nossas práticas de saúde”, concluiu.
Susane Souza, coordenadora de Saúde da População Negra e Quilombola, reforçou a importância do momento com as lideranças de terreiro para dentro dos postos, que é mais uma etapa do programa, também presente combatendo o impacto do racismo na saúde mental, levando a saúde para todos, de maneira plural e com equidade.
Já a secretária Margeoire Neves, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), reforçou a transversalidade com a saúde, a fim de atender cada vez mais as famílias, usando de todos os segmentos que fazem parte da gestão.
Morador da Itinga, Genivaldo de Jesus, de 40 anos, aproveitou o sábado para realizar seus exames preventivos na unidade Santa Bárbara. “Vim hoje devido à rotina de trabalho, aproveitando essa ação do Novembro Azul para uma prevenção, né? Eu não estou na faixa de risco ainda do câncer de próstata, mas por ter histórico na família, resolvi antecipar essa consulta”, concluiu.
Criado para ampliar e agilizar o acesso aos serviços da Atenção Básica, o Sabadou com Saúde já se consolidou como uma importante estratégia de cuidado integral, especialmente para quem não consegue ir às unidades durante a semana por conta de compromissos pessoais ou profissionais.
Foto: Viviane Moreira/PMLF






