30 de novembro de 2025
  • :
  • :

Corrida da Igualdade marca o encerramento do Novembro Negro em Lauro de Freitas

Corrida da Igualdade marca o encerramento do Novembro Negro em Lauro de Freitas

Encerrando com chave de ouro as ações do Novembro Negro no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou neste domingo (30/11), a primeira edição da Corrida da Igualdade, reunindo milhares de atletas que fizeram o percurso de 5km na corrida e 1,5km na caminhada, saindo do Ginásio Municipal de Esportes, passando pela região do Centro da cidade.

Participando da corrida, a prefeita Débora Regis comemorou a realização de mais uma corrida, e falou da importância da campanha do Novembro Negro. “Nós estamos finalizando o mês de novembro onde tivemos diversas atividades e ações do Novembro Negro, e estamos concluindo com maestria, com esta grande corrida histórica. Aproveito para ressaltar a importância de continuar lutando por uma cidade mais justa e igualitária, que possamos tirar o preconceito e o racismo das nossas vidas”, finalizou a gestora, que fez todo o percurso de 5km.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta Alan de Jesus, que terminou a corrida com o tempo de 15 minutos (min) e 30 segundos (s). “Eu sou de Salvador, e não conhecia o trajeto, tive que estudar a prova, apertei um pouco no decorrer, mas deu tudo certo, e consegui”, disse o corredor, que foi seguido por Felipe Souza, que completou a prova em 15 min e 40s. Já na caminhada de 1,5km, a primeira a chegar foi Elenilza Gomes.

Entre os corredores estava Rangel Nascimento, de 16 anos, morador do Quingoma que participou da sua primeira corrida. “É minha primeira corrida, e eu estava muito ansioso, porque sei de como é bom praticar atividade física, já que desde cedo podemos cuidar da nossa saúde”, destacou o estudante.

Já Elísio Franco, de 30 anos, salientou a importância da atividade para a vida das pessoas. “Sempre que a prefeitura faz uma corrida eu participo, porque de um lado é bom que incentiva o esporte, de outro traz a inclusão de pessoas com várias idades, crianças, adultos, idosos, e isso é muito gratificante”, disse.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), a corrida se consolidou como um sucesso em Lauro de Freitas. “O que a gente ver, é o esporte acontecendo em todo canto da cidade, trazendo saúde, lazer e vida”, disse o gestor da pasta e vice-prefeito, Mateus Reis. Também presente, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), Margeoire Neves, falou da importância de unir o esporte e a ação capitaneada pela sua pasta. “É muito salutar por finalizar o Novembro Negro com uma atividade esportiva, porque podemos ver tantas pessoas correndo e caminhando por essa causa, isso nos enche de orgulho”, sinalizou.

Durante o evento, os participantes puderam contar com postos de hidratação ao longo do trajeto, equipe de apoio, segurança e uma equipe de saúde com ambulância posicionada em pontos estratégicos, além de serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, e ainda sessão de massagem. Ao final do percurso, todos os atletas receberam medalha de participação.

O evento, que simboliza o compromisso da gestão municipal com a promoção do respeito, da diversidade e da equidade social por meio do esporte, também contou com o apoio de diversas secretarias da gestão de Lauro de Freitas, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Fotos: Tiago Pacheco/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *