Pratos cujo ingrediente básico foi o aipim: esse foi o elemento comum entre as 22 propostas materializadas pelos restaurantes que participaram do 1º Festival Gastronômico de Camaçari – Da Terra ao Mar, evento que, pelo voto popular, premiou os melhores na arte culinária no município, nas categorias Melhor Restaurante (1º, 2º e 3º lugares), Prato Mais Vendido, Melhor Atendimento e Melhor Engajamento.
Para Patrício Oliveira, gestor da Secretaria de Turismo (Setur), Camaçari vive um tempo de renovação e construção. “O turismo é gerador de emprego, renda, e promove a inclusão social. Hoje agradecemos e celebramos o 1º Festival Gastronômico de Camaçari – um marco no nosso município, evento que exalta nossa culinária, nossa arte, nossa cultura, nossa ancestralidade, que são expressões vivas da identidade camaçariense”, declarou.
Pelo voto popular, três participantes conquistaram troféus na categoria de Melhor Restaurante, estando dois deles localizados em Guarajuba: o 1º lugar, com a Barraca da Vanda, e o 2º lugar, com o Restaurante Tereza do Mocotó. O terceiro premiado foi o Restaurante Bodega do Rancho, localizado no Centro de Camaçari, na sede.
“Ganhar o 1º lugar de Melhor Restaurante do Festival Gastronômico de Camaçari é de uma alegria imensa para nós do Barraca da Vanda. Esse reconhecimento mostra que todo o nosso esforço, dedicação, o amor que colocamos em cada prato valem a pena. Esse prêmio também dá mais visibilidade aos empresários locais e fortalece a gastronomia da nossa cidade, que é rica, criativa e cheia de talentos. Espero que mais iniciativas como essa fomentem o nosso turismo”, ressaltou a gastrônoma Iany Damaso, 27 anos.
Na categoria Prato Mais Vendido, sagrou-se campeão o Restaurante Varandas, de Guarajuba, com o seu Trilogia Terra e Mar, uma mousseline de aipim com camarões grelhados ao molho curry, acompanhada de dadinho e um delicioso pudim de tapioca.
A Lagoa Restaurante, localizado no bairro da Bomba, na sede, conquistou o prêmio de Melhor Atendimento. Arembepe levou a premiação de Melhor Engajamento/Redes Sociais, com o desempenho do Restaurante Beco do Canal.
A votação aconteceu por QR Code, considerando os itens Criatividade e Inovação, Sabor e Apresentação do Prato.
Além dos negócios premiados, participaram do Festival: DiPuã Lounge Beach Bar (Avenida Camassarys), Ki-Mukeka (Dois de Julho), Rainha da Pizza (Piaçaveira) e Culinária de Terreiro Restaurante (Avenida Camassarys) – todos localizados na sede administrativa do município.
Na orla, em Itacimirim, participaram o Alecrim Sabor Artesanal, Restaurante Cor do Jambo, Restaurante O Manguezal e a Cabana Franga Fogosa. Em Guarajuba, o Amada Lisboa Restaurante, Bar do Prefeitinho Jr., Barraca O Jangadeiro, Cabana da Cabocla e o Kaule Sushi. De Arembepe, fizeram parte do Festival Gastronômico o Boteco do Beiju, o Mar Aberto e o Restaurante Pé.
A Prefeitura assinou a realização do evento, fruto da parceria entre a Setur e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – Bahia), através do convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
O 1º Festival Gastronômico de Camaçari aconteceu de 20 a 29 de novembro, com a promoção de aulas show e oferta de cardápio diversificado por meio das propostas dos 22 restaurantes distribuídos entre a sede e a orla do município. O encerramento da atividade reuniu autoridades, empresários e outras dezenas de participantes no Guarajuba Center, localizado na Alameda Guarajuba Malls, km 42 da Estrada do Coco (BA-099).
Foto: Adeilson Carsan/PMC






