Na manhã desta quarta-feira (3/12), a prefeita Débora Regis acompanhou de perto o primeiro dia de atendimentos da 6ª edição do Programa Lauro Fila Zero no Quingoma, instalada nas imediações da Estrada 2200-3060, no Jardim Castelão, próximo ao restaurante Terraço Mineiro. A presença da gestora marcou o início de mais uma etapa da iniciativa, que leva serviços de saúde diretamente para perto das comunidades com maior demanda reprimida. O programa, promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, reforça o compromisso da gestão em ampliar e facilitar o acesso da população a exames, consultas especializadas e procedimentos médicos, contribuindo para a redução das filas de espera e promovendo mais resolutividade na rede municipal de saúde.
Durante a visita, a prefeita explicou a decisão de realizar uma edição extra do programa no território, após a passagem da ação por Vida Nova, que também atendeu moradores da localidade. “Essa é uma edição extra no Quingoma, porque sabemos que o posto de Vida Nova atende também essa comunidade. Quando fizemos a edição em Vida Nova, conseguimos atender algumas pessoas daqui, mas percebemos que não foi suficiente. Era necessário retornar ao Quingoma para contemplar todo o território. Sabemos da importância do Fila Zero e que muitas pessoas aguardam há dois, três, quatro anos por uma ultrassonografia. Hoje é o momento para elas saírem daqui atendidas”, afirmou Débora Regis.
A estrutura montada para a ação conta com duas carretas totalmente equipadas e oito consultórios instalados em área complementar, garantindo um atendimento completo aos moradores. Entre os serviços disponíveis estão ultrassonografias em várias especialidades, exames oftalmológicos, eletrocardiograma, MAPA, Holter, exames laboratoriais e raio-X. Além disso, a equipe da Regulação Municipal está no local realizando a marcação imediata de consultas, exames e procedimentos, incluindo colonoscopia, tomografia de crânio e outros atendimentos que não são realizados diretamente no Fila Zero, mas que podem ser garantidos a partir da ação.
Serão atendidos no local moradores do Jardim Castelão, além das comunidades de Quingoma de Dentro e Quingoma de Fora, ampliando o alcance da iniciativa para toda a região. Moradores que participaram da ação celebraram o atendimento. Ângela Galvão, de 42 anos, falou com entusiasmo da ação que já era esperada pelos moradores da comunidade, que há anos aguardavam por alguns dos exames ofertados. “Hoje fui à oftalmologista, fiz exames de laboratório e raio-X. Já estava esperando há um tempo e, graças a Deus, veio na hora certa. Só temos a agradecer, porque é muito difícil conseguir pela regulação. A gente espera e nunca consegue, e agora tive essa oportunidade”, disse.
O morador Nelson Souza Dias, de 76 anos, também comemorou a oportunidade. “Fiz raio-X, exames laboratoriais e abdômen total. Estava esperando há algum tempo. Aqui ficou mais perto de casa. Agora vou voltar para fazer o ecocardiograma”, relatou. Na oportunidade, a secretária de Saúde, Elba Brito, destacou que o Fila Zero tem cumprido seu papel de reduzir a demanda reprimida e levar cuidado de forma mais próxima à população.
“O Fila Zero é uma estratégia que chega onde a população mais precisa. Estamos trazendo exames, consultas e regulação para perto das pessoas, garantindo resolutividade e cuidado integral. Nosso objetivo é que ninguém volte para casa sem sua demanda encaminhada ou resolvida. O Quingoma estava no nosso radar e hoje estamos aqui para assegurar que a comunidade seja acolhida e atendida com qualidade”, ressaltou.
Também estiveram presentes no primeiro dia de ação, os secretários municipais de Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial, Majorerie Mendes; de Administração (SECAD), Tássio Lima; a secretária-chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; o deputado estadual Pedro Tavares; além de profissionais da saúde envolvidos na realização do programa.
Foto: Viviane Moreira/PMLF






