O Salão Internacional do Turismo está entre as atrações da 34ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, que segue até domingo (7), em nove dias de programação. O espaço temático é uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com os países que têm representação consular no estado, para um intercâmbio cultural e a prospecção de negócios.
O Salão recebe os visitantes com baianas típicas, axé music e a degustação de produtos de origem, como chocolate, cachaça e charuto. Eles também recebem informações sobre as 13 zonas turísticas do estado e seus novos roteiros e experiências.
“A Fenagro é um dos maiores eventos do agronegócio no país, que movimenta atividades turísticas em Salvador e seu entorno. Pelo segundo ano consecutivo, estamos com o Salão Internacional do Turismo, no momento em que a Bahia lidera a entrada de estrangeiros no Nordeste, com a marca histórica de mais de 166 mil visitantes do exterior, nos primeiros dez meses deste ano”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Quero parabenizar o governo baiano pela iniciativa. O intercâmbio cultural entre o Japão e a Bahia é muito forte e queremos continuar trabalhando para fortalecer ainda mais o turismo nos destinos ”, disse o cônsul honorário do Japão, Roberto Mizushima.
Para o cônsul da França, Bernard Greck, “ é o ambiente propício para encontros e novas parcerias entre a Bahia e a França, com o aumento da frequência de franceses no estado, após a abertura do voo da Air France entre Paris e Salvador”.
Na quarta-feira (3), o Salão Internacional do Turismo teve a apresentação da Grécia, que levou um pouco da gastronomia do país, com degustação de queijos. Na quinta (4), a Argentina ofereceu alfajor, o doce tradicional, e vinhos produzidos pelos hermanos. Nesta sexta (5), será a vez da Finlândia mostrar parte da sua cultura.
“Abrir espaço para as representações consulares é fundamental. O Salão aprimorou a sua apresentação, o que nos estimulou a seguir nessa parceria”, ressaltou a cônsul honorária da Grécia, Miriam Souza.
“É uma grande oportunidade para divulgar e comercializar produtos dos países parceiros da Bahia. A Secretaria de Turismo está de parabéns pela excelente iniciativa ”, completou o presidente da Câmara de Comércio Argentina-Brasil, Vital Sarmento.
A Fenagro é promovida pelo Grupo A Tarde, com o apoio do Governo do Estado. A expectativa é de que o evento receba mais de 150 mil pessoas e movimente R$ 120 milhões em negócios.
Foto: Marcelo Cazuquel/Divulgação






