A militância feminina do PT Bahia se reuniu no último sábado (06/12), no SINDAE-BA, para o Encontro Estadual de Mulheres – Antônia Garcia. Com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na política e consolidar uma agenda feminista estratégica para o partido, a atividade prestou homenagem à memória de Antônia Garcia, mulher negra, fundadora do PT Bahia, militante histórica do movimento de mulheres e primeira presidenta do PT de Salvador.
O encontro reuniu mais de 100 mulheres presencialmente e alcançou cerca de 1.500 por meio da transmissão online. Durante o evento, a nova secretária de Mulheres do PT Bahia, Beth do MST, eleita com 2.124 votos, destacou o novo ciclo de organização da política de mulheres no partido.
“Assumo essa tarefa com muito compromisso e a certeza de que a nossa força vem da unidade, da luta coletiva e da organização das mulheres nos territórios. Vamos seguir construindo um PT cada vez mais feminista, antirracista e enraizado nas lutas do povo”, afirmou Beth do MST, nova secretária de Mulheres do PT Bahia.
O evento contou com a participação de lideranças femininas do governo e do partido, entre elas as secretárias Neusa Cadore (SPM), Rowenna Brito (SEC), Fabya Reis (SEADES) e Roberta Santana (SESAB); as deputadas estaduais Fátima Nunes e Maria Del Carmen; e a deputada federal Ivoneide Caetano. Também marcaram presença a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e a vice-prefeita de Euclides da Cunha, Simone Mattos; as vereadoras Marta Rodrigues (Salvador), Mária Viviane (Vitória da Conquista) e Leide Rios (Capim Grosso); além de Moema Gramacho, Lucinha, Elisângela Araújo, Maria Marighella, Vilma Reis, Denice Santiago, Luciene Nunes, a presidenta do PT Salvador Ana Carolina, Leninha da CUT, Eliane do MST, Bete do Sindipetro, Camila da UEB, Mazé da CONTAG e Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.
“Precisamos reafirmar um pacto político pelo feminismo plural e popular que construímos ao longo da história do PT. Isso significa estar perto das mulheres nos territórios, ouvi-las, fortalecê-las e garantir que ocupem os espaços de decisão. Política se faz com mulheres sentadas à mesa, debatendo, disputando e liderando. Nossas companheiras têm voto, têm coragem e têm projeto — e não podem ficar de fora. Precisamos de mais mulheres no Congresso Nacional, nas câmaras municipais e em todos os espaços de poder”, afirmou a presidenta do PT Salvador, Ana Carolina.
“Em meio às ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e em um contexto marcado por ataques aos direitos, avanço de discursos conservadores e aprofundamento das desigualdades, mulheres petistas seguem como ponta de lança da luta popular, articulando resistência, cuidado, mobilização social e produção política nos territórios”, enfatizou a então secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira.
Participaram da atividade representantes do SINDAE, CUT, FUP, AMB, MST, MMM, Rede de Mulheres Negras, Mulheres EIG, RENFA, UEB, UEES e AGES, além das Secretarias estaduais do PT de Combate ao Racismo, LGBT, e Juventude do PT BA.
6º Congresso Estadual da Juventude
Para encerrar a jornada de debates dos setoriais no sábado (06), a juventude do PT Bahia também se reuniu na Escola Parque para a realização do 6º Congresso Estadual da Juventude. Com forte participação dos movimentos estudantis, a programação foi voltada para a organização de pautas, formação política e fortalecimento da construção partidária. A etapa nacional do Congresso será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro.
“O 6º Congresso Estadual da Juventude mostrou a potência organizativa da juventude petista e dos movimentos estudantis da Bahia. É desses espaços de formação, debate e mobilização que nasce a renovação da política, com jovens comprometidos com a democracia, a justiça social e as transformações que o nosso país precisa”, afirmou Kauan Barros, então secretário de Juventude do PT Bahia, que passou o bastão para Ítalo Menezes, novo secretário eleito.
Foto: Coala Ayo/PT Bahia






