Jovem negro da Cidade Baixa, Ítalo Pereira de Menezes foi eleito o novo secretário de Juventude do Partido dos Trabalhadores da Bahia. Com uma trajetória de aguerrida militância, o novo secretário se destacou devido ao seu grande empenho nas eleições de 2020, 2022 e 2024 atuando com grande dedicação para ajudar a eleger os projetos políticos que representam o PT no estado e no Brasil.
Além de militante, Ítalo percorreu diversos municípios do interior da Bahia como coordenador de projetos itinerantes e territorializados na Fundação Pedro Calmon. Realizou o Escritores Escolares, indo aos 27 Territórios de Identidade, provocando jovens a escrever, a sonhar, a ocupar seu lugar na cultura e no mundo, e visitou 21 municípios envolvidos na história da Independência da Bahia, levando aulas, projetos artísticos e ações que se tornaram referência. “Esses trabalhos abriram portas e me convocaram a desafios ainda maiores na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, contou o novo secretário.
Ao mesmo tempo em realizava o trabalho de fomentar o interesse pela escrita e leitura na juventude baiana, Ítalo apostou na sua formação acadêmica, nos cursos de relações internacionais pelo BI de Humanidades da UFBA e administração, da Unime, como um pilar do poder transformador da educação. “A graduação me ensina todos os dias que pensar o mundo, planejar, estudar e compreender a complexidade da vida pública é essencial para servir bem ao povo”.
Sobre seu mandato à frente da Secretaria do partido, o petista destaca a importância da união, do entendimento e do diálogo para se chegar a consensos. “Renovar não é romper, é honrar o que já foi construído e abrir caminhos para o novo. Unir não é uniformizar, é reconhecer nossas diferenças e ainda assim sustentar o mesmo projeto coletivo. E compromisso não é palavra bonita, é trabalho, é entrega, é verdade na prática. Vamos seguir juntos com coragem, sensibilidade, inteligência e ousadia, construindo a juventude que transforma, que sonha e que faz história”, concluiu.
Foto: Divulgação






