Com o objetivo de chamar a atenção para a luta pela igualdade e o combate ao racismo, foi realizada neste sábado (13/12) a Caminhada Cor da Cidade. O evento contou com a participação de diversos grupos culturais que, ao percorrerem as ruas do bairro de Itinga, destacaram a importância de refletir sobre o contínuo e necessário enfrentamento a todas as formas de discriminação e preconceito racial.
Com saída da Praça Oscar Moreira, na região do Terraplac, e chegada no Largo do Caranguejo, a 19ª edição da caminhada foi realizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), e de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), em parceria com a Posse de Conscientização e Expressão (PCE), e contou com a presença da prefeita Débora Regis.
“Essa caminhada reforça o compromisso da nossa gestão com a igualdade racial e o combate ao racismo. É por meio dessas políticas públicas efetivas que, juntos, garantimos que a voz, a força, o poder e, acima de tudo, o futuro da nossa juventude negra sejam valorizados e protegidos em Lauro de Freitas”, destacou a chefe do Executivo.
Durante o evento, a secretária da SEMPADHIR, Margeorie Mendes, destacou a importância da atividade. “Essa caminhada é em prol da paz, do respeito e da união, e é um prazer poder estar à frente da pasta e poder colaborar criando políticas públicas que ajudem na igualdade racial”, disse.
O superintendente de Igualdade Racial da pasta, Vitor Valmor, salientou a necessidade de criar políticas públicas eficientes. “Precisamos fazer políticas públicas voltadas para a cultura, o esporte, e a educação, para que a juventude negra continue viva, para que os nossos possam se multiplicar”, falou.
Participando da atividade, a professora Rejane Silva, de 43 anos, parabenizou o evento. “Essa caminhada tem o poder de trazer a voz das mulheres e homens negros, da galerado axé, ou seja, do nosso povo negro como um todo. Então, isso é importante, pois traz essa visibilidade, e mostrar que nós negros e negras temos força, temos poder e temos voz”, finalizou.
O evento contou com o apoio das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA), e Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF). Durante a Caminhada Cor da Cidade, que integra as ações ligadas ao Novembro Negro, também estiveram presentes o vice-prefeito e gestor da SECULJE, Mateus Reis, e a secretária da SESA, Elba Brito.
Foto: Divulgação/PMLF






