Em um balanço positivo, o Governo do Estado investiu, através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), em educação, tecnologia e informação para os cidadãos baianos. E todo esse investimento é apresentado em números. O destaque, este ano, vai para a retomada da formação de condutores, em versão totalmente gratuita, através dos programas CNH da Gente e CNH na Escola.
Cerca de 12 mil baianos ganharam a oportunidade de garantir a Carteira Nacional de Habilitação, incluindo aulas teóricas e práticas, e a isenção de todas as taxas. Esses programas garantem a formação de condutores capacitados além de representar um investimento na geração de emprego e renda para mulheres e homens.
Seguindo nessa direção, em 2025, o Detran realizou dezenas de ações educativas em escolas das redes públicas e privada.
A Bahia possui, atualmente, 3.579.027 milhões de condutores com 5.802.900 veículos na base cadastral.
Seguindo a máxima das políticas públicas de governo, o departamento investe nas atividades transversais. Com a Secretaria de Políticas para às Mulheres (SPM) a manutenção do programa “Elas à frente no trânsito”. Com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a disponibilização de kits contendo equipamentos de segurança para quem atua como motofretista , já na saúde, campanhas publicitárias e de doação de sangue para ampliar o estoque de bolsas no estado, já que os sinistros de trânsito representam cerca de 60% dos leitos de UTI.
Com o comitê da diversidade, atividades voltadas para a discriminação racial no trânsito, contra a homofobia e a capacitação de servidores públicos para um atendimento mais inclusivo.
Por falar em inclusão, o Detran realizou durante todo o ano, mutirões para pessoas com deficiência, agilizando o atendimento médico especial nas macrorregiões.
Em tecnologia os avanços são incontáveis. Todos os serviços do órgão estão disponíveis nas carteiras digitais através do ba.gov.br. Os serviços do departamento, quase que na totalidade, seguem o fluxo digital. A inteligência artificial proporciona mais agilidade às demandas administrativas e jurídicas. Novos equipamentos garantem na ponta, no dia a dia do trânsito, mais segurança e eficiência no estudo de dados e na engenharia de tráfego.
Na fiscalização um aumento considerável no quantitativo de operações e abordagens, em busca da garantia das leis e prevenção por um trânsito seguro. Em números, comparando 2024 e 2025, em parceria com a Polícia Militar (PM,) o número de operações aumentou 8,39%, totalizando cerca de 1.000, em todo o ano. Para garantir a segurança de pedestres e condutores, houve um aumento de cerca de 35% das famosas “blitz da Lei Seca”.
Dados mostram que as principais infrações deste ano estão relacionadas à condução de veículo sem licenciamento, com 8.895 registros, à recusa ao teste de alcoolemia, com 8.272 casos e dirigir veículo sem CNH, com 6.616. Operações em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) – “Desmonte” e “Ressonância” garantem o compromisso com o trânsito e com a segurança pública.
Baianas e baianos puderam adquirir veículos, com preços abaixo do valor de mercado, através dos leilões do Detran.
Foram 2.350 veículos conservados que voltaram a circular em todo o estado. Para garantir o mercado de peças e o respeito ao meio ambiente, também foram leiloadas 3009 sucatas aproveitáveis e 1941 sucatas inservíveis – através de venda direta.
Para os municípios, os investimentos ultrapassam R$ 15 milhões em sinalização viária (horizontal e vertical) e dispositivos semafóricos. Além disso, o departamento amplia sua rede de atendimento ao público, no interior do estado, através das reformas, ampliações e modernização de Retrans e Ciretrans (unidades de pequeno e grande porte), garantindo mais segurança, conforto e comodidade aos cidadãos.
Para finalizar o ano somando às atividades – do carnaval, das micaretas, do São João, festivais, vaquejadas e afins – o Detran inicia a “Operação Verão”. Um reforço nas atividades educativas e de fiscalização, em consonância com o Governo do Estado.
O planejamento para 2026 está organizado. Reforço nas vagas dos programas sociais, investimento em educação para o trânsito, ampliação das plataformas e serviços digitais, parcerias com outros órgãos e instituições e fiscalização.
Todo esse investimento para garantir que mais vidas sejam salvas no trânsito, com a redução do número de sinistros e óbitos.
“Elaboramos nosso cronograma embasado nos números que apontam para o decréscimo de sinistros graves quando existe atuação preventiva. Educar crianças e jovens para o trânsito é apostar na garantia de um cenário melhor e mais seguro para todas e todos. Essa é a recomendação do governador Jerônimo que estamos levando por todas as regiões da Bahia”, pontuou Max Passos, diretor-geral do Detran.
Foto: Divulgação/Ascom Detran-BA






