30 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Defesa Civil de Lauro contribui com debate sobre comunicação pública de crise na UFBA

Defesa Civil de Lauro contribui com debate sobre comunicação pública de crise na UFBA

Diante do aumento da frequência e da complexidade dos desastres naturais e emergências urbanas, bem como da necessidade de respostas cada vez mais rápidas, transparentes e inclusivas por parte do poder público, a comunicação de crise tornou-se um eixo estratégico da gestão de riscos. Nesse contexto, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) sediou o workshop “Comunicação de Crise e Gestão de Desastres”, integrado à mesa-redonda “Comunicação Pública de Desastres: perspectivas para o futuro”.

O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu pesquisadores, gestores e autoridades públicas com o objetivo de debater soluções tecnológicas e políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos desafios da comunicação em situações de crise, além de fortalecer a divulgação científica e a troca de experiências entre academia, gestores públicos e sociedade civil.

Para o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas, Henderson Fábio Alves, o tema é atual e de grande relevância para o fortalecimento da comunicação pública. “A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas, juntamente com as demais autoridades presentes, discutiu tecnologias voltadas à comunicação de crise e ao gerenciamento de desastres”, destacou o superintendente do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF).

O gestor ressaltou ainda que, nesse contexto, “a UFBA desenvolveu um aplicativo com múltiplas funcionalidades, inclusive voltadas ao público PcD [Pessoas com Deficiência], promovendo maior inclusão dessas pessoas em cenários de desastre. “Trata-se de uma ferramenta inovadora, que proporciona mais facilidade e eficiência, contribuindo para uma comunicação mais inclusiva”, afirmou.

O aplicativo citado é o UAware. A programação do workshop incluiu apresentações da equipe executora sobre os resultados do projeto, palestras, demonstrações de soluções tecnológicas e mesas-redondas. O público-alvo foi composto por pesquisadores convidados, profissionais das áreas de gestão de crises e emergências, segurança pública e tecnologia, além de estudantes de graduação e pós-graduação e representantes da sociedade civil.

O encontro contou ainda com a participação do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo; do coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Antônio Júlio Nascimento; e do major Ubiraci Barreto, diretor de Engenharia da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Foto: Divulgação/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *