17 de dezembro de 2025
  • :
  • :

“Nossa tarefa é apresentar a chapa mais competitiva para vencer as eleições“, diz Éden Valadares

“Nossa tarefa é apresentar a chapa mais competitiva para vencer as eleições“, diz Éden Valadares

O secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, afirmou que a opinião construída no PT Bahia com os membros da Executiva e do Diretório Estadual é a de apresentar a chapa mais competitiva para as eleições de 2026 no estado. Em entrevista à rádio Baiana FM, o dirigente petista destacou que preferiu debater com muita franqueza e diálogo a composição da chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues, com as duas vagas da Bahia ao Senado, no Conselho dos partidos políticos da base do governador.

“Nunca escondemos que a tese que queremos apresentar é a da chapa mais competitiva para atender os objetivos do nosso grupo nas eleições de 2026. Quais são os objetivos? Primeiro, reeleger o governador Jerônimo e ampliar a votação de Lula na Bahia. Não tem eleição fácil na Bahia e nem no Brasil, e o presidente Lula sempre contou muito com o carinho e os votos do baiano desde 2002 e 2006, nas primeiras candidaturas dele, também nas candidaturas da Dilma em 2010 e 2014, de Haddad em 2018, e agora novamente em 2022. A Bahia deu grandes contribuições para as campanhas e vitórias nacionais do PT. Então nós queremos reeleger Jerônimo e ampliar a votação de Lula”, ressaltou.

Desde o início das discussões, o PT conversou com os demais partidos da base para realizar um processo de ampliação das bancadas federais e estaduais com todos os aliados crescendo, afirmou Éden. “Na primeira eleição de Wagner, nós elegemos uma quantidade X de deputados, na reeleição, nossa base ampliou. Na primeira eleição de Rui, foi um número de deputados e na reeleição, nossas bancadas também se ampliaram. E nós temos a expectativa de querer trabalhar com todos os partidos no jogo de ganha-ganha”.

Além das reeleições de Jerônimo e Lula serem uma oportunidade de crescimento dos mandatos parlamentares, o secretário de Comunicação argumentou que o trabalho dos três últimos governadores – Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo – transformou a vida da população. “Qual é a melhor chapa para puxar mais votos para Lula e reeleger Jerônimo com mais segurança? É a chapa com os três governadores. Não se trata de uma chapa puro sangue, parece hipocrisia porque os três são do PT, mas a verdade é que é a chapa mais competitiva, é a chapa que mudou a Bahia, que salvou a Bahia do mandonismo, do tempo do autoritarismo, e é isso que o ex-prefeito de Salvador quer voltar a reeditar, quer voltar a ser chefe do estado, voltar a mandar no judiciário, na imprensa, na oposição, nos prefeitos, na classe política”, disse.

Sobre o senador Ângelo Coronel, Éden reconhece seu papel fundamental nas vitórias eleitorais e na construção de uma nova Bahia. “Coronel é parte dessas vitórias, sempre foi um deputado da nossa base, foi o senador que apostamos, votamos e elegemos há oito anos. E não só acredito como vou trabalhar para continuarmos unidos. Política é encontrar caminhos conversando, com franqueza, e nós podemos achar caminhos. O mundo não se acaba nessa eleição, tem em 2028, em 2030, tem para deputado, para a Assembleia, para conselheiro de Tribunal, prefeito. Temos tanta coisa para disputar e construir juntos. Temos uma Bahia e um Brasil para ajudar Jerônimo e Lula a seguir mudando e não vale a pena romper o nosso grupo”, disse Éden, ao reforçar a importante aliança do PT e do PSD, do senador Otto Alencar: “Época ímpar na história política da Bahia”.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *