O secretário de Comunicação Nacional do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, afirmou, nesta terça-feira (30), que o lançamento do Manual de Apoio aos Influenciadores e Ativistas Digitais é mais uma iniciativa do PT para promover uma comunicação coordenada em defesa da verdade e da democracia que inclua proteção à militância petista e aos influenciadores digitais diante dos seus posicionamentos nas redes sociais.
“Nossos esforços são em múltiplas dimensões. Os desafios da Comunicação do PT estão em diferentes frentes que, de alguma maneira, se complementam. É a iniciativa do Pode Espalhar em coordenar e dar unidade de ação para nossas redes oficiais, parceiros, colaboradores e comunicadores. É o PTech e a qualificação da nossa militância. É a vigilância e denúncia dos casos de manipulação das plataformas e a necessidade de regulamentar as redes sociais no Brasil. E é a busca para oferecer apoio e orientação jurídica para os influenciadores e a militância de esquerda que estão defendendo diariamente nosso projeto na guerrilha digital”
A iniciativa é voltada a oferecer orientação e segurança jurídica a quem atua na comunicação política nas redes. A elaboração do manual atendeu a uma exigência apresentada pelos próprios influenciadores apoiadores do PT, que reuniram as suas principais dúvidas e relataram experiências concretas, incluindo processos judiciais já enfrentados.
Esses processos, por exemplo, já resultaram em indenizações que influenciadores tiveram de pagar ao falar sobre empresários, parlamentares que cometem irregularidades ou políticos locais que controlam veículos de comunicação, e são utilizados pela extrema direita como forma de descredibilizar a crítica de quem se posiciona de forma política ou apresenta fatos consideráveis em busca de transparência e da legalidade. Por isso, o manual foi criado para ajudar a prevenir processos e ataques da extrema direita, que constantemente tenta silenciar e ameaçar a liberdade de expressão.
Foto: Divulgação






