A comunidade católica de Camaçari se prepara para viver um dia especial de fé, devoção e comunhão. Na quarta-feira (7), feriado municipal, a cidade celebra o dia festivo em honra ao seu padroeiro, São Thomaz de Cantuária. Neste ano, o tema central dos festejos convida os fiéis a percorrerem os caminhos da missão e a construÃrem a paz.
A programação, que une espiritualidade, tradição e cultura, conta com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e do Governo do Estado, garantindo acolhimento, organização e segurança ao público.
O dia festivo começa à s 5h, com a Alvorada, seguida do OfÃcio de São Thomaz de Cantuária, à s 6h. Ainda ao longo da manhã, a Paróquia Catedral São Thomaz de Cantuária, localizada na Praça Desembargador Montenegro, terá missas à s 7h, em intenção pelos devotos falecidos, e à s 9h30, com unção dos enfermos.
Já a tradicional procissão está marcada para 16h, percorrendo as principais ruas e avenidas do Centro da cidade. Logo após, por volta das 17h, será celebrada a Missa Solene Campal, na Rua Costa Pinto, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
Encerrando a programação, o público poderá acompanhar apresentações dos músicos católicos Clayton Borges e William Sanfona, artista que vem ganhando destaque nas redes sociais por levar os louvores da igreja ao ritmo do forró, unindo fé e tradição popular.
O novenário em preparação para a festa do padroeiro de Camaçari teve inÃcio no último dia 29 de dezembro, seguindo até a terça-feira (6), reafirmando a espiritualidade e fortalecendo os laços de fé que marcam a história do municÃpio.
A devoção ao bispo e mártir, nascido em Londres, chegou a Camaçari por meio de empregados ingleses que atuaram na construção da linha férrea que corta o municÃpio, marcando o começo da identidade católica da cidade.
Foto: William Rocha/PMC






