Na tarde desta terça-feira (6), a Prefeitura de Camaçari recebeu ativistas e protetoras da causa animal do município, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas ao bem-estar animal. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito Luiz Caetano, teve como foco a escuta qualificada, o alinhamento de demandas e a construção de soluções viáveis para ampliar e qualificar os serviços oferecidos.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância da comunicação permanente com a sociedade civil organizada. “Cuidar da causa animal é também cuidar da saúde pública. Nosso objetivo é construir ações responsáveis, ouvindo quem está na ponta e conhece de perto a realidade do município. Saímos daqui com grandes avanços”, pontuou Caetano.
Entre as demandas debatidas estão a ampliação do acesso à castração, incluindo a chegada do serviço de castramóvel; a reestruturação de testes de leishmaniose; a vacinação animal, bem como a disponibilização de medicamentos para o tratamento da esporotricose.
A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, destacou que a pasta está empenhada em fortalecer a rede de atendimento e acolhimento. “Estamos saindo dessa mesa de reunião com um grupo de trabalho criado. Camaçari conta atualmente com duas clínicas credenciadas para castração, uma localizada em Abrantes e outra no bairro da Gleba C. Sabemos que ainda não é suficiente, por isso estamos avaliando novas estratégias para atender melhor à demanda”, disse.
Ativista e protetora da causa animal em Camaçari há mais de 15 anos, Danila Brandão chamou atenção para a necessidade de retomada de políticas públicas estruturadas. “A causa animal sofreu com o descuido ao longo de oito anos. Podemos considerar essa reunião, hoje, o início de uma grande vitória. Essa abertura do poder público municipal é essencial para corrigir falhas e garantir mais dignidade aos nossos animais”, declarou.
A também ativista e protetora Tânia Pereira, representante de regiões como Barra do Pojuca e Monte Gordo, realçou o trabalho de conscientização, principalmente em relação ao abandono animal. “Esse espaço, que até então nunca vimos aqui na cidade, nos dá esperança de avanços concretos”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença de representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dos secretários de Relação Institucional, Ademar Lopes, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, além dos vereadores Tagner Cerqueira e João Dão, que reforçaram a importância da articulação entre os poderes Executivo e Legislativo e a sociedade civil para o fortalecimento das políticas públicas.
Foto: Patrick Abreu






