Pelo quarto ano consecutivo, o Centro Gemológico da Bahia (CGB) promove a edição de verão do Projeto Joias e Arte, que tem início na próxima terça-feira (13) e segue até 25 de fevereiro de 2026, sempre às terças e quartas-feiras, das 10h às 17h, na sede do CGB, no Pelourinho, em Salvador. A iniciativa do órgão, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), integra o calendário da alta temporada turística e ocorre em paralelo à temporada de cruzeiros 2026, ampliando a visibilidade da produção artesanal e da economia criativa baiana junto ao público que visita a capital durante o período.
Criado em 2023, o Projeto Joias e Arte vem se consolidando como uma iniciativa estratégica de valorização da cadeia produtiva da joalheria e do artesanato. O projeto é desenvolvido a partir da parceria entre ex-alunos dos cursos de Joalheria e Lapidação do CGB e o grupo Mulheres Negras Artesãs Empreendedoras do Centro Histórico (Munaem), promovendo inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da identidade cultural. A exposição e comercialização de joias e peças artesanais reafirmam a arte como vetor de identidade cultural e de desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com a coordenadora do Centro Gemológico da Bahia, Monica Correa, o período é estratégico para potencializar os resultados do projeto. “A Bahia lidera o ranking de destino preferido dos visitantes na alta temporada, e o Pelourinho é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade neste período. A edição de verão do projeto vai ocorrer também em paralelo à temporada de cruzeiros, o que amplia ainda mais o alcance da iniciativa”, destacou.
CGB
O Centro Gemológico da Bahia está localizado na Rua Gregório de Matos, nº 27, no Centro Histórico de Salvador. A instituição atua na formação e qualificação profissional desde 2004, oferecendo cursos de Lapidação, Joalheria, Design de Joias e Gemologia Básica, sendo o único a ofertar o curso de Lapidação no Nordeste.
Além de espaço de visitação, o CGB mantém laboratório de certificação, análise e identificação de gemas e joias, com emissão de laudos, pareceres e certificados de autenticidade, integrando a Rede IBGM, credenciada por entidade internacional do setor joalheiro. O centro desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva de gemas, joias e artesanato mineral, contribuindo para a valorização da riqueza mineral da Bahia.
Fotos: Eduardo Andrade/Ascom SDE






