12 de janeiro de 2026
  • :
  • :

”Com Jerônimo, Wagner e Rui temos mais chances nas reeleições da Bahia e do Brasil”, diz Éden

”Com Jerônimo, Wagner e Rui temos mais chances nas reeleições da Bahia e do Brasil”, diz Éden

O secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, afirmou, nesta segunda-feira (12), que a chapa com o governador Jerônimo, o senador Jaques Wagner e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, é a mais competitiva do grupo governista, mas que as decisões serão tomadas em diálogo e respeito com todos os partidos da base aliada. Éden acrescentou que, nas pesquisas internas, o nome de Rui Costa eleva fortemente a possibilidade da vitória do grupo, o que tem impacto direto na reeleição do presidente Lula e do aumento da bancada dos parlamentares federais e estaduais do grupo governista. As declarações foram feitas ao programa Política Ao Vivo, do portal Política Ao Vivo.

”Com Jerônimo, Rui e Wagner, o PT tem mais chances nas reeleições da Bahia e do Brasil. Assim podemos dar mais votos para o Lula, reeleger com mais tranquilidade o governador Gerônimo e ampliar com mais força a bancada de todos os partidos na Câmara e no Senado”, disse Éden, ao destacar que todos os partidos aliados sempre cresceram. “O nosso grupo é jogo de ganho-ganha. O PSB junto ao PT, PCdoB, PSB, todos os nossos aliados, sempre cresceu. Ou elegeram a gente na majoritária, ou aumentando a bancada na Assembleia e na Câmara. Mas quando o PP saiu do nosso grupo e foi se aliar com o novo Carlismo diminuiu”, destacou.

Na entrevista, realçou que a opinião política que está sendo formada no PT se baseia em um cálculo político. “A chapa do trabalho, a chapa com os três governadores, os últimos governadores, Jerônimo, Wagner e Rui é a que tem mais chances. Nas pesquisas, quando colocamos Rui candidato na chapa – Rui é um ativo político muito grande, tem um carinho, um respeito muito grande da sociedade baiana -, toda vez que fazemos cenário com ele na chapa, a nossa intenção de voto sempre cresce. E assim aumentamos a possibilidade de cumprir os objetivos de reeleger Jerônimo, Lula e nossas bancadas de parlamentares na Bahia e no Brasil”.

A importância da Bahia para as eleições presidenciais do PT também foram citadas pelo secretário de Comunicação como fundamentais para as vitórias de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, além dos votos recebidos no estado pelo atual ministro Fernando Haddad, em 2018, embora não tenha vencido a eleição. “Lula sempre contou com o carinho do povo baiano e esse carinho sempre se traduziu em votações expressivas para o presidente Lula e para as candidaturas do PT. Foi assim 2002 e 2006, foi assim com Dilma em 2010 e 2014 e em 2018 com Haddad. E em 2022, demos mais de seis milhões de votos a Lula. Então, Lula precisa da Bahia, e a Bahia precisa do Lula”, disse.

Éden, no entanto, fez questão de ressaltar que a chapa do grupo governista na Bahia ainda não está montada. “Quem dirige esse processo é o governador Jerônimo Rodrigues em diálogo com os presidentes dos partidos, e, é claro, quem também tem dialogado com o senador Wagner, o ministro Rui Costa, o senador Ângelo Coronel, Otto Alencar e com os partidos da base. Mas quem conduz esse processo, quem vai anunciar a resolução final desse processo é o governador Jerônimo Rodrigues”, concluiu o secretário de Comunicação Nacional do PT.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *