A Prefeitura Municipal de Irará, por meio da Secretaria de Cultura, realiza, a partir desta sexta-feira (23), a tradicional Lavagem de Irará; um dos eventos culturais e religiosos mais importantes do calendário do município. Com quatro dias de programação intensa, a festa celebra a fé, a tradição e a identidade cultural do povo iraraense, reunindo milhares de moradores e visitantes.
A edição deste ano contará com shows de grandes nomes da música nacional, como Zé Vaqueiro, Diogo Nogueira, Léo Santana, Vitor Fernandes, Unha Pintada, Mariene de Castro e Heitor Costa, além de artistas locais e regionais que representam a força da cultura baiana, a exemplo de Robyssão, Afrodisíaco, O Kannalha e muito mais.
“A Lavagem de Irará é muito mais do que uma festa. É a celebração da nossa fé, das nossas raízes e da nossa identidade. Este ano, preparamos uma programação que honra nossas tradições religiosas e, ao mesmo tempo, valoriza a alegria do nosso povo. Estamos orgulhosos de receber artistas de renome nacional e de fortalecer os talentos da nossa terra”, destaca o prefeito Nássara (MDB).
A programação teve início nesta sexta-feira (23) com o tradicional Circuito Mãe Melânia, cuja concentração ocorreu às 15h, na Rua José Epaminondas, e a saída foi às 16h. O cortejo conta com a Charanga de Irará e o Cortejo de Baianas, símbolos históricos da manifestação cultural e religiosa da festa.
Os palcos Alfredo da Luz e Quilombo da Purificação estarão montados no Campo da Liga (Campo de Telê), garantindo estrutura adequada para receber o público com segurança, conforto e organização.
A Lavagem de Irará 2026 conta com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado da Bahia.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
SEXTA-FEIRA, 23/01
15h – Concentração (Rua José Epaminondas)
16h – Circuito Mãe Melânia (Charanga de Irará e Cortejo de Baianas)
Palco Alfredo da Luz
22h – Robyssão | 00h – Zé Vaqueiro | 02h – Anna Catarina | 04h – Afrodisíaco
Palco Quilombo da Purificação
21h – Maestro | 23h – Elyas Simples Love
Grupos de Dança (intervalos): OSM e Ballet Sintonia
SÁBADO 24/01
Palco Alfredo da Luz
22h – Diogo Nogueira | 00h – O Kannalha | 02h – Vitor Fernandes | 04h – Unha Pintada
Palco Quilombo da Purificação
21h – Roger Santos | 23h – Kleiton Bacelar
Grupos de Dança (intervalos): The Queens e Diamantes de Fogo
DOMINGO 25/01
Blocos:
10h – Bloco da Alegria
14h – Bloco das Nigrinhas (com Swing CS, Oh Polêmico e Lucas Brito)
16h – Bloco Abre-Alas
Palco Alfredo da Luz
22h – Mariene de Castro | 00h – Heitor Costa | 02h – Raquel dos Teclados
Palco Quilombo da Purificação
21h – Serestão do Lopes | 23h – Irareggae
Grupos de Dança (intervalos): X-Dance e Iradance
SEGUNDA-FEIRA, 26/01
Circuito Mestre Zequinha
(Festa do Cruzeiro da Queimada):
09h – Missa | 13h – Leilão | 14h – Pipoca do Beto | 16h30 – Arrastão do Cruzeiro com Léo Santana
Foto: Divulgação






