28 de janeiro de 2026
  • :
  • :

Camaçari garante matrícula de modo ágil e acolhedor na rede municipal de ensino

Camaçari garante matrícula de modo ágil e acolhedor na rede municipal de ensino

Para fazer a matrícula e garantir uma vaga, pais e responsáveis de alunos novos marcaram presença nas unidades escolares da rede pública municipal de Camaçari nesta quarta-feira (28). Na Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes, a procura foi grande e o atendimento aconteceu com bastante organização.

Segundo Rosineide Couto, gestora da escola, o movimento mais alto já era esperado. “Hoje, realmente a procura é mais alta, porque estamos atendendo a demanda de alunos novos. Aqui, a procura é maior para o Grupo 3 (G3), mas temos vagas para todas as turmas”, informou a diretora da instituição de educação infantil, que atende alunos do G3 ao G5, com oferta de atividades em turno integral, das 8h às 16h.

Larissa Silva, mãe da aluna Ana Cecília, foi reservar presencialmente a vaga no G3 para a filha. “Vim fazer a pré-matrícula e já reservei a vaga dela. Amanhã, trago os documentos. Foi tudo ótimo, um atendimento muito rápido”, disse a moradora do bairro Camaçari de Dentro.

Karla Karine, que mora no Residencial Parque das Algarobas, no bairro Santa Maria, aproveitou para efetivar a matrícula da filha Cecília, também no G3. “Já vim com a documentação em mãos. Para mim, foi muito fácil e sendo tudo on-line é muito mais rápido. Assim que cheguei fiz a pré-matrícula, e nem demorou para me chamarem para efetivar a matrícula”, informou a mãe, que já está ansiosa pelo início das atividades escolares, já que, em breve, ela começará a trabalhar fora.

Para realizar a pré-matrícula na unidade escolar de interesse, pais ou responsáveis legais, bem como estudantes maiores de idade, devem acessar o Portal de Matrículas 2026, clicando aqui, para fazer a reserva da vaga. Após acessar o site e reservar a vaga, o responsável deverá comparecer a escola escolhida, portando toda a documentação exigida.

Para validação e efetivação da matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos do aluno: certidão de nascimento ou RG; CPF; histórico escolar ou declaração de transferência; cartão do SUS; cartão de vacinação; duas fotos 3×4; e laudo ou relatório médico (se houver). Dos pais ou responsável legal são exigidos: RG e CPF; comprovante de residência atualizado; telefone para contato; e espelho do Cadastro Único para beneficiários do Programa Bolsa Família.

Em caso de qualquer dificuldade para fazer a pré-matrícula on-line, a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) orienta que os pais ou responsável legal compareçam na unidade de ensino de interesse. Para esclarecimento de dúvidas, técnicos da pasta atendem pelo WhatsApp, no número (71)98796-8484.

As matrículas para os novos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari começaram segunda-feira (26). O trabalho teve início com o atendimento de alunos PcD (pessoa com deficiência), e até sexta-feira (30) a Seduc consolida a chamada para os demais estudantes. O início das aulas do ano letivo de 2026 está previsto para 9 de fevereiro.

Foto: Juliano Sarraf/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *