Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Camaçari (CMCC) para o triênio 2025/2028 foram empossados durante cerimônia no gabinete do prefeito Luiz Caetano, nesta terça-feira (27). Além dos conselheiros representantes da sociedade civil, em variados segmentos, eleitos durante pleito, foram ainda diplomados os indicados para representar o poder público e a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC).
Na oportunidade, o gestor municipal ressaltou o caráter democrático do CMCC e a importância do diálogo para construção de uma gestão que chegue na ponta, além de elencar avanços que a cultura de Camaçari tem vivido. “Quando a Cidade do Saber reabre, por exemplo, se cria uma nova agenda artística na cidade. Fico muito feliz também de ver artistas da terra no palco principal do Camaforró, um espaço de grande relevância. A cultura também tem sido protagonista nas lavagens e eventos, como o Dia das Crianças e o Bahia Gospel Festival, iniciativas que foram um sucesso e muito elogiadas pela população. E precisamos melhorar ainda mais, de forma conjunta, em parceria com o conselho e com os fazedores de cultura, que são quem vive de fato a cultura da cidade”, afirmou o prefeito.
Para a titular da Secretaria de Cultura da Camaçari (Secult), Elci Freitas – que também foi empossada como uma das representantes da pasta no CMCC -, este é um momento fundamental para a cultura do município. “O conselho é um espaço estratégico de participação social e construção conjunta, onde o poder público e a sociedade civil dialogam e contribuem para o fortalecimento das políticas culturais da nossa cidade. Enquanto Secult, reafirmo o nosso compromisso com a parceria, escuta e cooperação para que possamos seguir todos avançando juntos”, ressaltou.
O presidente do CMCC, Alexandre de Jesus Silva, conhecido no meio artístico como Alex J, destacou o fato de, pela primeira vez, a cerimônia de posse do conselho acontecer no gabinete do prefeito. “É um gesto de parceria com a cultura”, classificou. Ao fazer um balanço sobre o período em que está à frente do órgão, pontuou que “estes dez meses de mandato foram muito positivos. Fizemos algumas reformas administrativas e implementamos demandas represadas. Temos hoje um novo momento, com os novos conselheiros, e, a partir de agora, vamos nos reunir para tratar pautas e avançar ainda mais”.
Entre os membros da sociedade civil que passaram a integrar o coletivo está Renivaldo Fernandes dos Santos, artisticamente conhecido como Vado Fernandes, do segmento Teatro e Congêneres, que atua na área há 35 anos. Ele destacou a relevância de, pela primeira vez, integrar o conselho. “É um órgão já consolidado, e é uma grande alegria passar a ser um conselheiro, juntamente com os outros componentes, formando uma equipe muito boa e coesa. As minhas expectativas são as melhores, que consigamos trazer conquistas para a cultura da cidade, além de fomentá-la, promover a descentralização e a democratização”, disse.
Representando o segmento de Música, foi empossado como titular Flávio Guerra Merencio. Ele, cuja trajetória no cenário da música alternativa de Camaçari ultrapassa os 20 anos, volta a integrar pela segunda vez o CMCC. “Estou feliz de dar início a este segundo mandato e espero poder reimplementar conquistas relevantes para o setor cultural que tivemos no passado no município, além de buscar novos espaços, com um olhar para variados movimentos da música”.
A eleição dos novos membros do CMCC foi realizada no dia 29 de novembro de 2025. O Decreto n.º 8279/2026, que nomeou os conselheiros do órgão, foi publicado no segundo caderno da edição n.º 2785/2026 do Diário Oficial do Município (DOM), podendo ser conferido nestelink.
Confira, abaixo, os membros empossados:
Representantes da sociedade civil
Segmento: Livro e Literatura
Titular: Tácio de Boaventura Santos
Suplente: Marlecio dos Santos Silva
Segmento: Música
Titular: Flávio Guerra Merencio
Suplente: Elaine Paranhos dos Santos
Segmento: Instituições da Sociedade Civil e Movimentos Sociais
Titular: Marcelo Ricardo dos Santos Silva
Suplente: Valdivio Pinto de Sá
Segmento: Audiovisual, Radiodifusão e Novas Mídias
Titular: vago
Suplente: vago
Segmento: Produtores Culturais
Titular: Esaú Marcéu Menezes Silva
Suplente: vago
Segmento: Teatro e Congêneres
Titular: Renivaldo Fernandes dos Santos
Suplente: Ana Paula Souza Ribeiro
Segmento: Patrimônio Cultural (Material e Imaterial)
Titular: Cristian Santos da Silva
Suplente: vago
Segmento: Artes Visuais e Artesanato
Titular: Maria Milza Conceição Soledade
Suplente: vago
Segmento: Dança e Congêneres
Titular: Adrielli de Jesus Santos
Suplente: Herbet Costa dos Santos
Representantes da ACEC
Titular: Luciano Magalhães Sacramento
Suplente: Lucas da Silva Neves
Representantes do Poder Público Municipal
Órgão: Secult
Titular: Elci de Souza Freitas
Suplente: Elaine Ellen Borges Bispo da Silva
Titular: Daline Mendes Lucena
Suplente: Antônio Jorge Lopes de Almeida Junior
Titular: Antônio Bispo Barreto
Suplente: Uri Israel Menezes Silva
Órgão: Secretaria de Educação (Seduc)
Titular: Cláudia Bailão Opa
Suplente: Gilmar Joaquim de Jesus
Órgão: Secretaria de Governo (Segov)
Titular: Alexandre de Jesus Silva
Suplente: Carlos José dos Santos
Órgão: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes)
Titular: Caio do Nascimento Fortunado
Suplente: Bruno Diovane da Conceição Lima
Órgão: Secretaria de Turismo (Setur)
Titular: Ângela Lourença Camilo
Suplente: Joilson Lázaro Nascimento
Órgão: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur)
Titular: Jorge Gabriel Gomes de São José
Suplente: Edjamira dos Santos Dias
Órgão: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv)
Titular: Rosilane Mota Reis
Suplente: Vinicius Levi de Jesus Santos Lambert
Órgão: Secretaria da Fazenda (Sefaz)
Titular: Hugo Victor Félix
Suplente: Carlos Alberto Portugal
Órgão: Poder Legislativo – Câmara Municipal de Camaçari
Titular: Paulo Roberto Nieto D’Errico
Suplente: Maria Célia Bispo dos Santos
Fotos: Juliano Sarraf






