O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pela Desembargadora Cynthia Resende, anunciou a realização de concurso público para o provimento de 100 vagas e a formação de cadastro reserva para o cargo de Juiz Substituto. O certame é regulamentado pelo Edital nº 1/2026, publicado nesta sexta-feira (30), no Diário da Justiça Eletrônico.
As inscrições estarão abertas a partir das 16h do dia 2 de março até as 16h do dia 2 de abril, por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/juiztjba.
A banca responsável pelo processo de seleção é a Fundação Getúlio Vargas.
Clique aqui e leia o Edital completo.
O concurso se desenvolverá de acordo com as seguintes etapas:
I – Primeira Etapa – Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
II – Segunda Etapa – Provas Escritas (Discursiva de Questões e Sentenças cível e criminal), de caráter eliminatório e classificatório;
III – Terceira Etapa – com as seguintes fases, de caráter eliminatório:
a) sindicância da vida pregressa e investigação social, realizada pelo TJBA;
b) exame de sanidade física e mental;
c) avaliação psicológica.
IV – Quarta Etapa – Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório;
V- Quinta Etapa – Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A prova objetiva será realizada no dia 24 de maio, das 12h às 18h, preferencialmente em Salvador. Caso o número de candidatos inscritos exceda a oferta de lugares existentes, a banca examinadora poderá alocá-los em cidades próximas. O exame será composto por 100 questões de múltipla escolha.
A realização do concurso está em conformidade com as Diretrizes da Gestão da Presidência do TJBA para o biênio 2024-2026, tendo em vista que o primeiro item alude à priorização e ao fortalecimento do primeiro grau de jurisdição.
Foto: Divulgação






