3 de fevereiro de 2026
  • :
  • :

Focada na educação baseada nos saberes dos territórios, Camaçari inicia oficialmente Jornada Pedagógica 2026

Focada na educação baseada nos saberes dos territórios, Camaçari inicia oficialmente Jornada Pedagógica 2026

A Jornada Pedagógica 2026 teve início nesta terça-feira (3), na Arena Esportiva da Cidade do Saber (CDS), reunindo centenas de professores, gestores, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação que integram as redes públicas municipal e estadual, e comunitária de ensino de Camaçari. Promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), o evento segue até quarta-feira (4) e marca o início das atividades formativas do ano letivo.

Presente na abertura, o prefeito Luiz Caetano falou sobre a importância da formação continuada para o fortalecimento da educação pública no município. “A Jornada Pedagógica é um momento estratégico, que reafirma o nosso compromisso com a valorização dos educadores e com uma educação pública baseada no diálogo, na colaboração e no respeito aos saberes dos territórios. A educação é uma das nossas prioridades e o futuro das mais de 30 mil crianças e adolescentes matriculados na nossa rede também passa pelas nossas mãos”, afirmou.

Com o tema “Camaçari Educadora: comunicação e colaboração, potências que conectam os saberes dos territórios”, a Jornada propõe um ambiente de escuta, reflexão e construção coletiva, estimulando práticas pedagógicas integradas e alinhadas às realidades locais, dando ênfase aos fatores geográficos e à rica cultura do município. Durante o evento, os participantes puderam contemplar performances de importantes grupos e manifestações culturais, como a Chegança de Arembepe e o Grupo Bangariô.

Conforme o secretário de Educação, Márcio Neves, o encontro contribui diretamente para o planejamento das ações educacionais ao longo do ano. “Temos uma rede municipal com mais de 100 unidades e para este ano, mais de 32 mil estudantes matriculados. Nesse cenário, é fundamental iniciar as atividades com a jornada para alinhar diretrizes, compartilhar experiências e fortalecer o trabalho coletivo, sempre com foco na melhoria da qualidade do ensino das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

Durante a manhã, o destaque da programação foi a palestra do escritor, psicólogo e mestre em psicologia Alexandre Coimbra Amaral, que conduziu reflexões sobre relações humanas, comunicação e cuidado no ambiente escolar. “Quando a escola investe na comunicação, na saúde mental e na escuta sensível, ela cria relações mais potentes e processos de aprendizagem que fazem sentido para todos. Digo sempre que a Bahia é o meu CEP, morei por anos em Salvador. Estar hoje aqui em Camaçari, uma cidade tão plural, é extremamente gratificante”, realçou Coimbra.

Ao longo do dia, os participantes seguem envolvidos em atividades que ampliam o debate sobre o papel da escola na formação integral dos estudantes. No período da tarde, a mesa-redonda “Mãos que alimentam, cuidados que protegem” aprofunda discussões sobre o cuidado no cotidiano educacional. Já à noite, professores das redes municipal e estadual, além de escolas e creches comunitárias, participam da palestra “Camaçari Educadora: Comunicação e Colaboração, potências que conectam saberes dos territórios”.

Sara Santiago, presidenta do Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), realçou o caráter integrador da Jornada e o constante diálogo com o poder público. “Esse momento fortalece o planejamento pedagógico e fornece um olhar cuidadoso às experiências dos profissionais da educação. Antes, era feito de portas fechadas e hoje representa o coletivo”, comentou.

Atuando na rede municipal há cerca de 21 anos e atualmente diretora no Centro Educacional Senhor dos Passos, em Barra do Jacuípe, Alga Borges, 54 anos, definiu a Jornada como um importante espaço de troca. “Ficamos um tempo sem esse evento, mas feliz que desde 2025 retornou. A Jornada nos ajuda a iniciar o ano letivo com mais clareza, propósito e motivação, além de possibilitar o compartilhamento de experiências com outros colegas”, assegurou.

Já a professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Professor Luis Rogério de Souza, Luciane Santana, 45 anos, destacou a integração entre os segmentos. “É um encontro que amplia nosso olhar e fortalece a articulação entre as redes, algo essencial para o avanço da educação em Camaçari. Esse ano trazendo à tona também o caráter cultural que a cidade detém”, pontuou.

A participação na Jornada Pedagógica 2026 é gratuita, mediante inscrição prévia neste link. Ao longo dos dois dias, a programação contempla palestras, momentos formativos e atividades integradas.

Como continuidade das discussões, atividades internas também serão realizadas nas unidades escolares nos dias 5 e 6 de fevereiro, fortalecendo o planejamento pedagógico e a organização do ano letivo em toda a rede municipal.

Veja, a seguir, a programação da quarta-feira (4), com início às 8h:

MANHÃ
Café com o Secretário de Educação: Professor Márcio Neves
Público: Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais
Local: Teatro Cidade do Saber

Palestra: Escola das Adolescências: as diversas formas de viver as adolescências nos territórios de Camaçari
Público: Professores dos Anos Finais
Palestrante: Victor Augusto Both Eyng
Local: Arena Cidade do Saber

TARDE
Palestra: Quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai
Público: Profissionais da Educação
Participação cultural: Grupo Espermacete
Palestrante: Rossandro Klinjey
Local: Arena Cidade do Saber

Foto: Patrick Abreu/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *