Na manhã deste sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, entregou cinco novas viaturas para unidades da Polícia Militar da Bahia, destinadas ao fortalecimento da Ronda Maria da Penha na região Norte da Bahia. A ação, realizada no Campo Grande, em Salvador, reforça o compromisso do Governo da Bahia com o enfrentamento à violência contra as mulheres e a ampliação dos investimentos em segurança pública.
Com investimento total de R$ 1,3 milhão, as viaturas — do tipo Ranger com cela — foram distribuídas para os municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Casa Nova e Sobradinho. “O ato simboliza o fortalecimento das ações preventivas às ocorrências de violência doméstica nessa região. Uma agenda de cuidado para atender à Lei Maria da Penha”, afirmou o governador.
Durante a entrega, a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou que a ampliação da frota representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção às mulheres. “Só em Juazeiro, são cerca de três medidas protetivas emitidas por dia, um número alarmante. Essa ação representa a presença do estado na proteção dessas mulheres”, frisou.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que a renovação e ampliação da frota contribuem para o fortalecimento da política nacional do Feminicídio Zero e de outras iniciativas da política estadual de enfrentamento à violência contra a mulher durante a folia. “Repudiamos todo e qualquer tipo de importunação e violência contra a mulher. Então, seguimos com investimentos em delegacias especializadas, campanhas de conscientização e Rondas Maria da Penha, para a melhoria do policiamento ostensivo e da mobilidade das equipes, permitindo maior presença da PM nos territórios”, afirmou.
Já a comandante do Batalhão de Proteção à Mulher Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, Tenente Coronel Roseli Santana, enfatizou que as novas viaturas fortalecem a atuação operacional da corporação. “Fazemos o acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas de urgência que as mulheres solicitaram às varas de violência com esses veículos padronizados e exclusivos para que elas se sintam mais seguras, além de ações de prevenção e enfrentamento à violência”, explicou.
Registros de violência contra a mulher podem ser realizados pelo telefone 190, em situações de emergência, ou pelo 181, canal do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública.
Foto: Thuane Maria/GOVBA






