A pesquisa de demanda turística no Carnaval da Bahia 2026 é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com o objetivo de identificar o perfil dos visitantes no período da folia. A ação acontece em Salvador, Arembepe, Guarajuba e Praia do Forte (Costa dos Coqueiros, Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Lençóis (Chapada Diamantina).
A pesquisa faz o levantamento sobre a origem do turista, meios de transporte e hospedagem, tempo de permanência e gastos, além da avaliação dos serviços oferecidos durante a festa. Ela permite entender o impacto do Carnaval e direcionar melhor as ações futuras da secretaria.
“Levantar essas informações é uma ação estratégica, pois nos oferece dados que ajudam a planejar e aprimorar a gestão e as políticas públicas do turismo na Bahia”, explica o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Luiz Rabelo.
Visitantes nacionais e estrangeiros aprovam a iniciativa e avaliam positivamente a experiência no período carnavalesco. “Viemos com a família para uma temporada de duas semanas e estamos gostando muito. Os lugares estão limpos, acessíveis, e as pessoas são muito gentis”, elogiou o turista argentino Fabrício Bernardo, que curtia a praia de Arembepe, antes de ir para a folia em Salvador.
O pernambucano Felipe Gonçalves escolheu a praia de Guarajuba, para relaxar fora da festa, onde foi entrevistado. “Essa iniciativa é muito boa. Vim passar o Carnaval aqui para aproveitar a praia e o sossego com a família”, relatou.
“Estou aqui na Praia do Forte, e está tudo ótimo, com transporte muito bom e acesso excelente. Vou ficar aqui durante cinco dias. Sempre venho na época do Carnaval. Gostei da pesquisa, pois isso mostra que a Setur-BA está atenta à opinião das pessoas”, completou o baiano de Euclides da Cunha, Pedro Damasceno.
Foto: Otávio Santos/Setur-BA
Governo da Bahia realiza pesquisa de demanda turística no Carnaval
fev 15, 20260






