17 de fevereiro de 2026
  • :
  • :

Governo do Estado amplia testagem para ISTs no interior e fortalece ações de prevenção

Governo do Estado amplia testagem para ISTs no interior e fortalece ações de prevenção

Consolidada como uma importante estratégia de prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em eventos de grande circulação de pessoas, a iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) de montar postos de testagem rápida vem ganhando destaque no interior da Bahia. Em Brumado, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhou de perto a oferta de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, nesta segunda-feira (16).

No município, com quatro dias de Carnaval, foram realizados 5.152 testes e registrados 68 casos de sífilis, com dez pessoas iniciando tratamento no local. Também no interior, em Porto Seguro, durante o mesmo período, foram realizados 4.002 testes, sendo seis reagentes para HIV, três para hepatite C, um para hepatite B e 53 para sífilis, com 11 pessoas iniciando o tratamento imediato.

“A presença de uma ação como essa também no interior mostra como é fundamental termos um trabalho de prevenção não só na capital. Já levamos a iniciativa para Itabuna e Juazeiro, agora Brumado e Porto Seguro. Estar presente nos grandes eventos é importante para identificar precocemente as ISTs é interromper a cadeia de transmissão e assegurar o cuidado oportuno para quem precisa”, afirmou a secretária Roberta Santana.

Na capital, desde o início da folia, os postos montados na Barra e Ondina realizaram 12.819 testes, com 31 resultados positivos para HIV, 263 para sífilis, quatro para hepatite B e 14 para hepatite C. Entre os casos reagentes para sífilis, 60 pessoas optaram por iniciar o tratamento imediato, enquanto aqueles que testaram positivo para HIV foram encaminhados para consulta com infectologista.

Além dos exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e orientações sobre prevenção, a estratégia da Sesab incluiu ainda a distribuição de mais de 203 mil preservativos durante o Carnaval.

Além da realização de exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e da oferta de orientações voltadas à prevenção, a estratégia da Sesab incluiu a distribuição de mais de 877 mil preservativos. Com investimento superior a R$ 15 milhões, a ação integra um conjunto de ações planejadas pelo Governo do Estado para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado em saúde durante grandes eventos populares.

Postos de testagem para ISTs na capital e interior:

Porto Seguro: Av. Portugal, 150, Centro (Passarela da Cultura). Disponível de 13 a 17 de fevereiro.

Brumado: Praça Armindo de Azevedo, nº 430, Centro. Disponível de 13 a 17 de fevereiro.

Salvador (Circuito Barra/Ondina):
Barra: Av. Centenário, s/n (Canteiro central, em frente à Droga Raia). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.

Ondina: Av. Milton Santos, nº 483 (Em frente ao portão de acesso da UFBA). Disponível de 12 a 17 de fevereiro.

Fotos: Edimário Duplat e Jamile Amine / Saúde GovBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *