6 de março de 2026
  • :
  • :

Março de Todas as Mulheres começa neste domingo com mais de 41 mil atendimentos de saúde na Bahia

Março de Todas as Mulheres começa neste domingo com mais de 41 mil atendimentos de saúde na Bahia

O Governo da Bahia inicia neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a programação do Março de Todas as Mulheres, com a oferta de mais de 41 mil atendimentos voltados ao público feminino até o fim do mês. A abertura será em Salvador, no novo Centro Social Urbano (CSU) de Valéria, com atendimento por demanda espontânea nos dias 8 e 9. Nas demais ações, o acesso será por agendamento pelo site ou aplicativo BA.GOV.BR, a partir das 7h de segunda-feira (9).

Coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a mobilização reúne consultas, exames, vacinação, testagem rápida e ações de prevenção na capital e no interior. A estratégia do governo é ampliar o acesso das mulheres a serviços ligados à detecção precoce de doenças, ao acompanhamento ginecológico e à promoção da saúde integral.

No CSU de Valéria, estarão disponíveis consultas com nutricionista e ginecologista, ultrassonografia transvaginal e de abdômen total, exame citopatológico do colo do útero, imunização, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientação sexual com distribuição de preservativos, além de verificação de pressão arterial e glicemia capilar. A unidade fica na Rua Regina Andrea, em Valéria.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destaca que a ação foi estruturada para garantir a presença do poder público onde a mulher mais precisa. “Estamos falando de uma grande mobilização da rede estadual para assegurar às mulheres acesso a consultas, exames e ações de prevenção em diferentes regiões da Bahia. Quando o Estado amplia essa oferta, ele não está apenas prestando serviço, está defendendo um direito fundamental, que é o direito à saúde, ao cuidado e ao diagnóstico no tempo certo”, disse.

Ao longo do mês de março, a programação passará ainda por Cajazeiras nos dias 12 e 13, e pelo Subúrbio Ferroviário nos dias 26 e 27, ambos em Salvador. Também haverá oferta itinerante de ultrassonografias, consultas e exames nas policlínicas de Narandiba e Escada, na capital, e nas policlínicas regionais de saúde nos municípios de Jequié, Teixeira de Freitas, Valença, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Serrinha, Alagoinhas, Brumado, Santa Maria da Vitória, Barreiras e Itaberaba. No dia 29, a agenda será encerrada com a inauguração do novo ambulatório do Hospital da Mulher, em Salvador.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre a importância da iniciativa. “Este programa representa a transversalidade das políticas para as mulheres que são executadas no conjunto do governo, a partir da Plataforma Elas à Frente. Mais do que isso, todos estes serviços oferecidos demonstram que o Governo do Estado está do Lado das Mulheres, com ações concretas e neste caso, assegurando o acesso e o direito à saúde”, afirmou.

Fotos: Jamile Amine/Saúde GovBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *