13 de abril de 2026
  • :
  • :

Suíca critica demora da aprovação do PL sobre piso salarial dos garis após atraso de mais de 10 anos

Suíca critica demora da aprovação do PL sobre piso salarial dos garis após atraso de mais de 10 anos

Secretário-geral e um dos fundadores do Sindlimp Bahia (Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana), vereador de Salvador por três mandatos consecutivos, quadro atuante no PT há mais de 20 anos e agora pré-candidato a deputado federal, Luiz Carlos Suica criticou fortemente o atraso da votação no Senado Federal do projeto de Lei, 4146-2020, que tem dentre suas propostas a criação do piso salarial e aposentadoria especial dos garis, e as modificações indicadas após uma espera de mais de 10 anos. A vota ai deve ser pautada pelo presidente da Casa Legislativa, Davi Alcolumbre.

“Há muito tempo trabalhamos para a regulamentação dos trabalhadores em empresas urbanas de todo o país. Há doze ano levamos essa proposta do piso salarial, da aposentadoria. Os trabalhadores de limpeza urbana trabalham duro para garantir a saúde para os moradores das cidades”, destacou o pré-candidato à Câmara Federal, que tem na limpeza urbana uma das suas principais bandeiras de atuação.

Suíca informou que essa é uma pauta do país inteiro e não apenas da categoria pelo importante trabalho que os garis executam para toda a população e destacou que foi o senador Paulo Paim, autor do PL, a insistir por mais de uma década para apreciação no Senado Federal, onde foi aceito. “Foi aprovado no Senado na época com piso de R$ 1.850 para os trabalhadores de empresas urbanas da iniciativa privada, mas desceu para a Câmara e percorreu diversas comissões. Por fim, passou pela CCJ e voltou para o Senado. Voltou bastante modificado, ampliando para todos os servidores da limpeza urbana, apontando um fundo de custeio, insalubridade de 40%, aposentadoria especial, CBO, e um piso de dois salários que representa 3.036 reais”, disse, ao criticar a demora de Alcolumbre de pautar o projeto no Senado.

“É importante dizer que os trabalhadores precisam sair dessa invisibilidade, porque, na verdade, já saiu por força dos sindicatos, do Sindlimp, principalmente, que é um dos sindicatos mais antigos do país em relação à limpeza urbana, mas é muito importante a valorização de um piso salarial, de aposentadoria especial, porque o trabalhador de limpeza urbana representa a produção de saúde, porque se não tiver nenhuma cidade limpa, seus jardins, suas praças cuidadas, não teremos uma vida saudável”, acrescentou.

“É muito importante a visibilidade e valorizar esses trabalhadores e trabalhadoras porque a cidade vai ser muito mais cuidada. Já é cuidada, assim, com essa invisibilidade que a burguesia gosta de apresentar, e assim com a valorização, com as pessoas entendendo o papel dos trabalhadores e trabalhadoras, então a cidade vai ganhar, o país vai ganhar muito mais com isso”, concluiu.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *