O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, iniciou reuniões em Pequim, neste domingo (18). Ele é o funcionário do governo norte-americano de mais alto escalão a visitar a China desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo, em janeiro de 2021.
As duas maiores economias do mundo enfrentam uma relação estremecida e a missão de Blinken é estreitar e melhorar a comunicação entre os dois países.
Blinken adiou a viagem à China em fevereiro, depois que um suposto balão espião chinês sobrevoou o espaço aéreo dos Estados Unidos.
O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, cumprimentou Blinken e seu grupo em Pequim, e apertaram as mãos na frente das bandeiras chinesa e americana. Depois de entrar em uma sala de reunião, nem Blinken nem Qin fizeram comentários.
O ministro assistente das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, que está participando da reunião, twittou acima de uma foto de Qin e Biden apertando as mãos: “Espero que esta reunião possa ajudar a conduzir as relações China-EUA de volta ao que os dois presidentes concordaram em Bali”.
Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, mantiveram primeiras conversas à margem de uma cúpula do G-20, em novembro na ilha indonésia de Bali.
Durante sua estada até segunda-feira (19), Blinken também deve se reunir com o principal diplomata da China, Wang Yi, e possivelmente Xi Jinping.
Com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução