A hotelaria de Salvador fechou o primeiro semestre de 2023 com ocupação de 57,57%, ligeiramente acima da verificada no mesmo período do ano anterior (55,93%), embora ainda abaixo dos níveis observados no período pré-pandemia (61,55% no primeiro semestre de 2019).
Os números divulgados são fruto da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. O levantamento é digital e os dados são fornecidos diariamente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva. A média resultante constitui o indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.
No mês de junho verificou-se ocupação de 47,11%, semelhante a do ano anterior (47,14% em junho de 2022), embora muito aquém da observada em junho de 2019 (53,23%).
A diária média de junho foi de R$ 466,05, perfazendo um Revpar (indicador ponderado da diária e taxa de ocupação) de R$ 219,04. Desconsiderando os hotéis de luxo da amostra, a diária média chegaria a R$ 344,36 para esse mesmo período.
A retomada de congressos e eventos na capital baiana ajudou a manter a ocupação neste mês, tradicionalmente considerado de baixo desempenho, fazendo com que a ocupação em dias comerciais se situasse alguns pontos acima da ocupação nos finais de semana, em uma parte considerável dos hotéis.
Feriados prolongados e dias festivos também foram considerados fatores atenuantes das dificuldades neste mês, considerado como o último da “baixa estação”.
De acordo com Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – ABIH-BA, o desempenho obtido no 1° semestre do ano acende uma luz amarela para o setor hoteleiro, considerando que ainda está abaixo do esperado quando comparado com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Com isso, é necessário potencializar a divulgação do destino Salvador para que continue sendo um dos principais destinos de lazer do país.
Para potencializar a taxa de ocupação, a ABIH-BA segue desenvolvendo diversas ações, a exemplo do Road Show Salvador, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador – Secult, que capacita agentes e operadores de viagens das principais cidades do Brasil e da América do Sul que mais emitem turistas para Salvador e para a Bahia.
“O início das férias escolares nos principais estados emissores de turistas e a retomada dos voos internacionais trazem otimismo para a hotelaria, que espera fechar o mês de julho com ocupação próxima a 60%”, pontua Luciano Lopes.
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