A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) participa nesta manhã do Encontro Internacional Parlamentar, no Fórum Social Mundial (FSM) 2018, em Salvador (BA). Antes do início do evento, ela destacou a importância do FSM, que tem sido um espaço democrático e de grande participação popular, e protestou contra a execução da vereadora do PSOL, Marielle Franco, no Rio de Janeiro.
“Iremos ao longo do dia protestar contra a repugnante execução desta jovem vereadora. Marielle lutava nas favelas e nos bairros mais pobres, contra a violência do tráfico e das milícias. Ela teve a coragem de levantar essa temática da luta da mulher negra, que é a primeira a ser atingida pela crise e pela violência. Vamos exigir a imediata e profunda apuração sobre a morte da vereadora, que é um símbolo de que não precisamos de intervenção militar, pois ela não acaba com a violência. Precisamos sim de intervenção social”, afirmou Alice.
Sobre o Encontro Internacional Parlamentar, Alice destacou que será o momento de debater a ofensiva neoliberal que abate a democracia em todo o mundo. “Aqui vamos discutir a partir desta ótica da luta contra a superexploração e contra a incompatibilidade do sistema do grande capital com as democracias, especialmente aqui na América Latina, onde as democracias vêm sendo atingidas de morte”, disse.
A deputada ainda convocou a todos para o grande ato, às 17h, no estádio de Pituaçu, com a presença do ex-presidente Lula. “Espero que este não seja o derradeiro ato de Lula em liberdade”, disse.
Confira no vídeo a fala de Alice: https://youtu.be/1DZXNO9Z3k8.