Três navios de Esquadra da Marinha do Brasil (MB) serão abertos para visitação pública no próximo domingo (24), das 9h às 16h, no Porto de Salvador. Na ocasião, o público vai poder conhecer o Capitânia da Esquadra brasileira, principal navio da MB, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), além das Fragatas “Constituição” (F42) e “União” (F45), que ficam sediados no Rio de Janeiro. O acesso será realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas.
A vinda à capital baiana integra a Operação Tropicalex, na qual são realizados exercícios de maior complexidade e intensidade, ampliando os níveis de treinamento das tripulações dos navios, submarinos e aeronaves em todos os ambientes da guerra moderna.
As visitações aos navios da Marinha têm sido um sucesso em Salvador. Em agosto, mais de 16 mil pessoas estiveram no Navio-Veleiro “Cisne Branco”.
Sobre a Tropicalex
Iniciada na última segunda-feira (18), a Operação Tropicalex 2023 está prevista para ocorrer até o dia 29 de setembro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Salvador. O objetivo da ação é impulsionar o nível de adestramento e elevar a prontidão dos navios, submarinos e aeronaves da Esquadra empregados na comissão.
Durante a operação, serão realizados diversos exercícios e manobras no mar que contemplam operações de guerra naval, tais como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.
Foto: Reprodução