Para garantir hidratação e bem-estar aos fiéis, a Prefeitura de Salvador instalou oito bebedouros com seis torneiras em pontos estratégicos da caminhada entre a Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, nesta quinta-feira (11). A iniciativa inédita, promovida pelas secretarias da Saúde (SMS), Cultura e Turismo (Secult), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Defesa Civil (Codesal) e Diretoria de Iluminação (Dsip), é mais um esforço para aliviar o calor no percurso que abrange cerca de 6 km até a Colina Sagrada.
A vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância das medidas preventivas. “Vamos garantir que cada um dos baianos e turistas possa vivenciar uma experiência cultural e espiritual com todos os cuidados à saúde. Empenhamos esforços de vários núcleos da Prefeitura para democratizar o acesso a água, protetores solares, abanadores e outros recursos fundamentais para subsidiar os fiéis durante a caminhada. Além disso, o módulo de saúde e o Samu estarão de prontidão para estabilizar possíveis pacientes e assegurar uma assistência integral”.
O autônomo Edmilson Costa, 40 anos, saiu de São Caetano para participar da Lavagem. Ele aproveitou um dos bebedouros que foi colocado próximo à Casa Pia de São Joaquim para matar a sede. “Melhor coisa para nós que estamos na festa, nesse calor de Salvador. Essa é uma iniciativa bastante importante para a gente se manter hidratado e fazer o trajeto com mais conforto e tranquilidade”, elogiou.
Além dos bebedouros, os fiéis podem se proteger do sol com protetores solares em totens ou sachês, abanadores – que também conta com caráter informativo com orientações sobre os cuidados com a saúde na alta estação e suporte de carros-pipas para reduzir o impacto do calor. Além disso, há microaspersores e umidificadores de ar em locais estratégicos do percurso.
“O verão da Bahia é quente, com muito sol. Por isso, para a nossa Lavagem do Bonfim, tivemos o cuidado especial em instalar pontos de hidratação, providenciamos 30 mil sachês de protetor solar, totens com filtro solar. Além disso, os cidadãos terão garantidos diversos pontos de ventilação através de climatizadores de ar. São cuidados essenciais que a Prefeitura providenciou para todos que forem curtir o festejo”, destaca Gegê Magalhães, diretor de turismo da Secult.
Foto: Divulgação