3 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Vivaldo Amaral ministra palestra na Corregedoria da SSP sobre “A Nova Lei de Abuso de Autoridade na Atividade Policial”

Vivaldo Amaral ministra palestra na Corregedoria da SSP sobre “A Nova Lei de Abuso de Autoridade na Atividade Policial”

O advogado criminalista Vivaldo Amaral foi convidado pela Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/Ba) para ministrar a palestra sobre “As implicações da Nova Lei de Abuso de Autoridade na Atividade Policial”. O evento ocorreu no auditório principal da SSP/Ba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A abertura foi realizada pelo chefe de Gabinete do órgão, Nélson Gaspar. A palestra teve como público-alvo os integrantes das forças de segurança que trabalham na Corregedoria Geral da SSP/BA.

Segundo o criminalista, o marco legal (Lei nº 13.869/19, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade) é um tema de suma importância para os agentes de segurança. “Pois assim ficam cientes dos limites que a nova lei de abuso de autoridade impõe na sua área de atuação”, avaliou.

Na ocasião, Vivaldo Amaral parabenizou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Verner. “Ele vem capacitando cada vez mais e melhor o seu corpo funcional com informações úteis, extremamente necessárias para o desempenho da atividade de segurança pública, de acordo com as diretrizes de Jerônimo Rodrigues, ilustre governador do Estado da Bahia”, disse.

Lei

A Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019), de 05 de setembro de 2019, define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.

Corregedoria

A Corregedoria é o órgão responsável por acompanhar, corrigir e avaliar as condutas funcionais dos servidores de todos os órgãos integrantes da Secretaria da Segurança Pública (superintendências, diretorias etc.), incluindo a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *