O horário de atendimento exclusivo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi ampliado em dois postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalados nos shoppings Barra e da Bahia, em Salvador. A partir desta segunda-feira (30), as duas unidades passam a atender das 7h30 às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h, aos sábados, somente para esta demanda.
A mudança representa um aumento na capacidade de atendimento semanal, já que atualmente, cada unidade oferece 144 vagas por dia para agendamento durante a semana e 54 aos sábados. Com isso, esses números crescem para 225 e 126, respectivamente.
Na prática, o aumento será de 56% na capacidade de atendimento semanal e 133% aos sábados. Na soma dos dois postos, a ampliação resulta em, aproximadamente, 3.816 agendamentos mensais.
O atendimento da CIN é realizado mediante agendamento, que deve ser feito pelo aplicativo do SAC, pela internet ou pelos telefones (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Conheça as novidades do novo RG
A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia.
A CIN permitirá incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Para fazer a carteira, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia.
Os cidadãos não são obrigados a se dirigir imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo tem validade até 28 de fevereiro de 2032.