O Mercado do Rio Vermelho, mais conhecido como Ceasinha, viveu entre os dias 21 de fevereiro e 1º de março intensa movimentação, recebendo um grande fluxo de turistas e moradores locais com o Carnaval da Ceasinha. O clima de festa e satisfação entre os comerciantes reflete o aumento nas vendas e o espaço lotado. “Muita gente, muitos turistas, é uma pena que já terminou”, comenta Seu Edinho, do Restaurante Catigoria, com o sucesso da temporada.
O ambiente vibrante do mercado atraiu não apenas pelo comércio, mas pela variedade de serviços e experiências oferecidas. “Aqui você encontra um mix de serviços, negócios, cultura e arte muito grande”, destaca um dos comerciantes. O local se consolida cada vez mais como um ponto turístico e gastronômico essencial para quem visita Salvador, reforçando sua importância na economia e no lazer da cidade.
Seguindo as projeções, o faturamento da Ceasinha cresceu mais de 50% em comparação com carnavais anteriores. O atendimento caloroso e o espaço bem organizado são alguns dos fatores que garantiram a fidelização do público. “A alegria, o atendimento muito bom, a Ceasinha muito bem arrumada, um ambiente agradável”, comenta um visitante fiel ao mercado.
O sucesso da Ceasinha é também consequência do crescimento do turismo na Bahia, que segue registrando números positivos, impulsionado pelos esforços do governo estadual na promoção do destino. O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a Bahia como o estado que mais cresceu no turismo doméstico, e a expectativa para 2026 é ainda maior. A estimativa é que 3,5 milhões de turistas tenham visitado o estado durante o Carnaval, movimentando mais de R$ 7 bilhões. Esses dados seguem a tendência positiva do último ano, quando o turismo internacional na Bahia teve um crescimento superior a 50%, consolidando a região como um dos principais destinos do Brasil.
A programação cultural na Ceasinha também foi intensa, trazendo artistas locais e promovendo uma experiência completa para os visitantes. Entre as atrações, estiveram a Banda Bem Baiano, Filipinho, Desfile Afro com Africanidade Afromeji, Afoxé Filhos de Onira, Afoxé Templo dos Orixás, Banda Takombin’arte, Lane Fuzi e Banda e Banda Anatereza.
O Mercado do Rio Vermelho também celebrou a cultura afro-brasileira durante o Carnaval com a Expo Afro Ceasinha. A Rede Emunde de Empreendedorismo, Afroempreendedorismo e Afroturismo ocupou o espaço com manifestações culturais e a valorização da economia criativa de Salvador. O evento contou com apresentações de blocos afros, desfile infantil e juvenil, e exposições de camisas e indumentárias típicas, destacando a riqueza do afroempreendedorismo na cidade.
Foto: Divulgação