A desinformação e o preconceito ainda são frequentes na vida de quem convive com o transtorno bipolar. Embora atinja 140 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitas dúvidas ainda pairam sobre essa psicopatologia.
Nesta quinta-feira (27), os psicólogos André Dórea e Marcela Antelo abordam e desmistificam a bipolaridade em palestras no Encontro Holiste em Salvador. Aberto ao público, o evento começa à s 19h30, no auditório da clÃnica, em Pituaçu. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site https://holiste.com.br/encontros-holiste/.
Coordenador do Programa de Tratamento do Transtorno Bipolar da Holiste Psiquiatria, André Dória, assinala que a depressão bipolar é um dos mais desafiadores quadros da psicopatologia, devido à intensidade e duração dos sintomas, sobretudo quando ocorre após um episódio de mania.
“Se na mania a pessoa é tomada por sentimentos de grandeza, quando estes se desfazem é comum o surgimento de uma fase de esvaziamento, que costuma não responder facilmente ao tratamento”, explica Dória.
A psicóloga e psicanalista Marcela Antelo, que é membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, fará uma palestra intitulada “O Fim da Tristeza”, com reflexões sobre o transtorno.
Após as exposições dos especialistas, o público poderá fazer perguntas, compartilhar experiências sobre o impacto da doença no próprio dia a dia ou no cotidiano de familiares, e esclarecer dúvidas sobre o tema.
Foto: Divulgação