Após o apagão da quarta-feira (21), a CCR Metrô Bahia, empresa que gerencia as estações na capital baiana, comunicou que possui um plano voltado para situações de apagão e para todas as situações que possam comprometer a operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.
De acordo com a CCR, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica para o conhecimento da dimensão do problema. Em seguida, eles mobilizam a equipe para informar a todos, não operar os vagões e fechar as estações.
A empresa também comunicou que não é possível a utilização de geradores em caso de blecaute. “Como a potência de energia elétrica para tração de todos os trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é extremamente elevada, não é possível suprir tal consumo através de um gerador de energia elétrica”.
A CCR disse ainda que possui três subestações que atendem a operação do sistema, alimentado por linhas distintas de energia. A empresa informou também que, como a interrupção do fornecimento de energia afetou todas as linhas de transmissão, foi necessário parar o funcionamento do metrô.