Com o compromisso de construir um futuro mais sustentável e solidário, a M. Dias Branco, por meio do Programa Nutrir o Amanhã, divulga a doação de 884 toneladas de alimentos para 102 instituições no primeiro trimestre deste ano, sendo 365 toneladas somente em janeiro.
O destino das doações incluiu, de forma direta, instituições do terceiro setor (63%), seguido de banco de alimentos, escolas públicas e outros, principalmente nos estados do Ceará, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, que representam 80% do total doado.
A iniciativa da Companhia está alinhada à meta pública presente na Agenda Estratégica ESG de reduzir em 50% as perdas de produtos acabados até 2030. Desde o surgimento do programa, anunciado oficialmente em 2024, foram mais de oito prêmios conquistados por reconhecimento pelo impacto social, mostrando que é possível unir propósito, responsabilidade e impacto social.
“O combate à fome vai muito além de doar alimentos. Com o Nutrir o Amanhã, promovemos transformação social, fortalecemos comunidades e reduzimos desperdícios por meio de parcerias estratégicas. Os dados comprovam que nosso compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo segue firme em 2025”, conta Maria Nolasco, Coordenadora de Responsabilidade Social da M. Dias Branco.
Dados 2024
Ao longo de 2024, o Programa de Doação de Alimentos e Combate à Fome da M. Dias Branco doou 3.639,31 toneladas a 126 instituições, abrangendo, principalmente, terceiro setor (60%) e bancos de alimentos (29%). A concentração foi maior nas regiões Nordeste (1.662,7 ton), Sudeste (1.346,3 ton) e Sul (520,3 ton).
“Mais do que números, essas conquistas representam esperança e dignidade na mesa de milhares de pessoas que precisam desse apoio. Cada doação evita desperdícios. Seguimos trabalhando para levar alimento, dignidade e oportunidades para quem mais precisa. Porque, juntos, podemos construir um futuro mais justo e sustentável”, diz Maria Nolasco.
Histórico
O Programa Nutrir o Amanhã, da M. Dias Branco, surgiu com o objetivo de combater o desperdício alimentar e a fome no Brasil. Apesar de uma queda expressiva nos dados de insegurança alimentar no Brasil, números da ONU indicam que a questão ainda atinge 2,5 milhões de pessoas no país.
Para apoiar a causa, o Nutrir o Amanhã surge como o programa oficial de doações e combate à fome da Companhia, com premissas e políticas estabelecidas.
De janeiro de 2020 a dezembro de 2024, a Companhia doou mais de 13.500 toneladas de produtos para entidades parceiras como CUFA, Mesa Brasil, Remar e Cruz Vermelha, por meio de ações mensais e pontuais de doação.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.
Foto: Divulgação