A cantora Maria Bethânia usou as redes sociais para a chamar a atenção e fazer um apelo às autoridades e à população e chamar a atenção para os estragos causados pela chuva na sua cidade natal, Santo Amaro, no recôncavo da Bahia.
O rio Subaé, que cruza o municÃpio, transbordou após as fortes chuvas na madrugada de sábado (3). Em apenas 24h, a cidade registrou mais de 180 mm de chuva. Com isso, 300 famÃlias foram afetadas e 80 estão desabrigadas.
A artista divulgou um vÃdeo neste domingo (4), em que narra uma mensagem enquanto mostra imagens dos alagamentos registrados na cidade. “S.O.S para Santo Amaro da Purificação. A natureza grita”, escreveu a irmã de Caetano Veloso.
“Mais uma vez as águas magoadas do rio Subaé, na minha cidade, Santo Amaro da Purificação, tomam grande parte da cidade e sua margem. Toda indiferença e maus tratos que causaram ao rio retornam com força e violência, tomando o Mercado Municipal, as casas ribeirinhas, e a gente de toda a cidade que assustada pede ajuda”.
Na mensagem, Bethânia destaca a força e importância da natureza e trata o episódio como uma resposta à s atitudes humanas. “Espero que a classe polÃtica, eleita por meus conterrâneos, se sensibilize e procure ajudar os que perderam tudo”, diz ela em trecho do vÃdeo.
Santo Amaro segue com pontos de alagamento neste domingo (4). A água invadiu casas, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde. Durante a manhã, a chuva deu uma trégua.
As ruas do centro da cidade ficaram intransitáveis e dezenas de famÃlias precisaram deixar suas residências. Segundo o prefeito Flaviano Bomfim (União Brasil), uma escola municipal serve de abrigo temporário para essas pessoas.
A Defesa Civil da cidade afirmou que a chuva causou estragos significativos em diversos bairros. Uma dos mais atingidos foi a Rua das Viúvas, onde a água chegou a ultrapassar a cintura de alguns moradores.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Santo Amaro neste domingo, para acompanhar as condições do municÃpio, e distribuir kits de ajuda humanitária à população. Órgãos e secretarias estaduais seguem mobilizados e prestando apoio aos moradores da cidade e de outros municÃpios afetados pelas chuvas, em diversas regiões da Bahia.
O prefeito da cidade informou que a gestão municipal aguarda o nÃvel do rio Subaé baixar para poder fazer um levantamento completo dos prejuÃzos. Feirantes do municÃpio perderam toda a mercadoria, como frutas, verduras e outros produtos, que foram levados pela enxurrada.
Diante da situação, a prefeitura criou um comitê de crise para coordenar as ações de assistência à população e avaliar as medidas necessárias para suavizar os danos causados pelas fortes chuvas.
Em nota, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do estado disse que equipes do órgão estão em campo junto a militares do Corpo de Bombeiros e outros servidores para prestar assistência à população. O grupo atendeu cerca de 40 famÃlias na cidade ao longo deste sábado, repassando orientações técnicas e monitorando os bairros Ideal, Bomfim, Rua da Viúva, Sacramento, Rua H e Candolândia.
Foto: Reprodução