25 de maio de 2025
  • :
  • :

Débora garante curso de formação em primeiros socorros para cuidadores da rede municipal em Lauro de Freitas

Débora garante curso de formação em primeiros socorros para cuidadores da rede municipal em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio de uma ação transversal entre as secretarias municipais de Saúde (SESA) e Educação (SEMED), realizou uma importante formação em primeiros socorros voltada aos cuidadores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. A capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), aconteceu neste sábado (24/5), nas dependências da Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.

Presente na capacitação, a prefeita Débora Regis ressaltou a importância de requalificar os cuidadores. “Eu sempre falo com todos os secretários sobre a importância de darmos todo o treinamento necessário para que esses profissionais possam entregar o melhor de cada um para nossas crianças. Nesse momento nós estamos fazendo uma formação de primeiros socorros, mas nós vamos também fazer com psicólogos, psiquiatras, para que os cuidadores possam se aperfeiçoar e ajudar as nossos alunos”, disse a gestora do Executivo.

De acordo com Paula Lima, coordenadora do NEPS, a formação contou com a participação de 130 cuidadores e uma equipe de apoio composta por cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e da Companhia de Bombeiros Militar de Lauro de Freitas. “Essa formação é importante para que eles tenham uma preparação básica para qualquer caso de intercorrência, como por exemplo, um engasgo, uma criança que convulsiona, e eles saibam identificar, saibam o que fazer, enquanto auxiliam um socorro externo, e dê aqueles primeiros socorros fundamentais e necessários para que não haja um problema pior, um agravo”, explicou a coordenadora.

No turno da manhã, os presentes participaram da etapa teórica, que foi realizada no auditório da instituição, com duas palestras: a primeira sobre traumatologia, crises convulsivas e acidentes com animais peçonhentos; e a segunda, sobre reanimação cardiopulmonar (RCP) e manobra de Heimlich.

Já no turno da tarde, foi a vez da parte prática, que aconteceu na quadra de esportes da Unime. Os participantes foram divididos em oito grupos, com uma média de 15 a 18 pessoas, acompanhados por instrutores da SESA e por monitores, estudantes do curso de enfermagem da instituição.

Cuidadora no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Giselia Nicodemos, de 44 anos, falou sobre como vai atuar após a capacitação. “Eu agora vou poder salvar vidas, e como eu gosto de ajudar as pessoas, isso vai ser muito importante”, afirmou. Com o mesmo entendimento, a cuidadora Erica Souza, de 30 anos, que trabalha na Escola Pato Donald, ressaltou a importância de participar pela primeira vez dessa qualificação. “Eu acho muito interessante, porque na gestão passada nunca aconteceu isso e agora precisamos aproveitar essa oportunidade para cuidarmos melhor das crianças, é muito importante”, salientou.

Essa ação reforça a importância do papel dos cuidadores no ambiente escolar, garantindo que estejam preparados para atuar em situações de urgência e oferecendo mais segurança e cuidado às crianças e estudantes. A presença da prefeita Débora reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a promoção de uma rede de ensino mais humana, segura e acolhedora.

No final do curso, os participantes receberam certificado. Também estiveram presentes no encontro, a secretária de Educação, Tamires Andrade, o vereador Tenóbio, e técnicos das secretarias de educação e saúde.

Foto: Jean Victor/PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *