A faixa de areia entre o Cristo e o Farol da Barra, recebeu, na semana passada, um mutirão de limpeza e conscientização ambiental realizado pela Prefeitura de Salvador, através de uma parceria entre a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), o Shopping Barra e a Paramount Pictures, como parte da divulgação do filme Smurfs 2. Voluntários, garis e influenciadores digitais recolheram resíduos deixados na areia e conversaram com banhistas sobre a importância de manter a praia limpa para proteger o meio ambiente.
A ação integra o projeto “Praia Boa é Praia Limpa” e reforça a importância do cuidado coletivo com os espaços públicos e com o meio ambiente. “Montamos um estande de educação ambiental e passamos dicas para a população sobre atitudes simples que fazem diferença, como recolher o lixo produzido e evitar deixar resíduos na areia”, explicou Rosemeire Mascarenhas, coordenadora de Educação Comunitária do Núcleo de Educação Ambiental da Limpurb.
Rosemeire lembrou ainda que muitos banhistas não sabem o destino do material deixado na faixa de areia. “Quando a maré sobe, o lixo não fica parado na praia. Ele é levado pelas ondas, vai parar no mar e acaba atingindo a fauna e a flora marinha, causando danos graves aos animais que confundem plásticos e outros resíduos com alimento, além de poluir o ambiente marinho”, declarou.
Os banhistas também devem separar o material corretamente e descartá-lo em lixeiras próximas. “São atitudes simples que ajudam a manter nossas praias limpas e preservadas para todos”, completou.
Com 22 mil seguidores no Instagram, o influenciador Luan Ribeiro, da página Luan e Companhia, disse que a iniciativa é fundamental para a preservação do meio ambiente em uma cidade litorânea como Salvador. “Recebi o convite da Paramount para participar desse momento e está sendo muito bacana mostrar esse trabalho para meus seguidores. Percebo que, além de tudo, Salvador também é uma vitrine para ações que ajudam a reduzir o lixo nas praias e diminuir o impacto ambiental”, afirmou.
O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, salientou a satisfação da pasta em apoiar mais uma ação que reforça o cuidado com o meio ambiente, que é uma missão de todos. “O trabalho da limpeza urbana vai muito além da coleta: é sobre consciência, cidadania e futuro”, afirmou.
Sessão de cinema – Além da ação de limpeza e conscientização ambiental, os agentes que participaram da atividade foram convidados a assistir a pré-estreia do filme Smurfs 2. A sessão ocorreu no último sábado (12), na Sala 1 do UCI Orient Shopping Barra.
Foto: Bruno Concha/Secom-PMS