A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta terça-feira (26) um convite ao novo diretor-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, para que participe de um encontro no colegiado. A proposta é do deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da comissão.
O objetivo do convite é para que Topázio, empossado recentemente para o cargo, apresente os planos de reestruturação do órgão. Segundo Rocha, o Inema é responsável por diversas pautas que afetam diretamente a produção agropecuária baiana, com a concessão de outorga de água.
“A demora na concessão de outorga de água é um tema que nós temos debatido recorrentemente na Comissão de Agricultura, pois é uma demanda dos produtores baianos. Queremos discutir com o novo diretor-geral do Inema qual o planejamento do órgão, especialmente em relação aos temas que envolvem a agropecuária, e também apresentar demandas do setor”, salientou o parlamentar.
Manuel Rocha salienta que a falta de outorga de água atrasa ou até impede investimentos na Bahia. A comissão já debateu, inclusive, o tema em uma audiência pública, com a apresentação de medidas para desburocratizar o benefício, de forma a facilitar a vida principalmente dos pequenos produtores rurais.
Foto: Juliana Andrade/Agência ALBA