Estudantes das escolas municipais Mercedes do Espírito Santo e Senhora Valentina Silvina Santos, situadas no bairro de Itinga, participaram de uma atividade voltada para a educação ambiental, com plantio de mudas nativas e ornamentais, coleta de resíduos, confecção de mural artístico e a exposição fotográfica, no Parque Rosa dos Ventos, no bairro Jardim das Margaridas, em Salvador.
A ação, que aconteceu no sábado (27/9), foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a empresa Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos (BATTRE) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), integrando um movimento coletivo de cuidado com o planeta.
O biólogo Fábio Bastos, representante da BATTRE, destacou o compromisso da empresa com ações de sensibilização ambiental. Ele ressaltou que atividades como limpeza, plantio de espécies nativas e pintura artística ajudam na preservação do meio ambiente e incentivam a mudança de hábitos. “A ideia é inspirar as pessoas a preservar, e não agredir o ambiente”, concluiu.
Genecir Braz, representante do INEMA e responsável pela APA Joanes-Ipitanga, destacou a importância de participar de iniciativas que promovem a educação ambiental, a cidadania e a sustentabilidade. Segundo ele, a ação fortalece a parceria entre empresas, instituições públicas e a sociedade civil, com foco na conscientização sobre a gestão adequada dos resíduos sólidos. “Quando bem gerenciados, os resíduos têm valor econômico; mas, se descartados de forma incorreta, causam grandes impactos ao meio ambiente”, afirmou.
As gestoras Andreia Almeida e Verônica de Deus, das escolas Mercedes do Espírito Santo e Senhora Valentina Silvina Santos, destacaram que a aula extracurricular reforça conteúdos já trabalhados em sala, especialmente em Ciências e Meio Ambiente, e que vivenciar essas práticas fora da escola fortalece a formação cidadã dos alunos.
A estudante, Thayssa Luna Brito, de 10 anos, que está no 5º ano, na escola Senhora Valentina Silvina Santos, emocionada falou da experiência na aula de campo. “Hoje eu tive a oportunidade de plantar uma árvore e foi muito legal! Dá uma emoção boa, a gente se sente orgulhosa de si mesma por estar ajudando o meio ambiente”, concluiu.
O jovem Murilo Henrique dos Santos, de 10 anos, do 5º ano da escola Mercedes do Espírito Santo, falou da importância de estar na ação. “Hoje estou participando do projeto Dia da Limpeza, achei esse projeto muito importante para a nossa sobrevivência, dos animais e da natureza. A gente está plantando árvores, recolhendo lixo e vamos fazer grafite. Eu acho que isso não deveria acontecer só no Dia da Limpeza, mas todos os dias”, pontuou.
O professor Antônio Cláudio Nogueira, do núcleo de educação ambiental da SEMED, responsável pela articulação da ação, falou da metodologia abordada. “As atividades estão sendo realizadas de forma lúdica e interativa, estimulando os sentidos e despertando uma consciência ambiental mais crítica nos estudantes”, disse.
O objetivo da iniciativa foi promover a conscientização sobre a preservação ambiental e mobilizar a comunidade para a transformação de espaços mais limpos, verdes e acolhedores. A atividade reuniu poder público, empresas, escolas, professores e moradores, destacando a importância da união de esforços para garantir qualidade de vida e sustentabilidade para as futuras gerações.
Foto: Divulgação/PMLF