30 de setembro de 2025
  • :
  • :

Hub cultural prepara blocos de matrizes africana e indígena para o Carnaval 2026

Hub cultural prepara blocos de matrizes africana e indígena para o Carnaval 2026

Imagine-se sentado em uma plateia assistindo aos principais apoiadores do Carnaval de Salvador apresentarem o caminho mais efetivo para você conseguir o tão desejado patrocínio oferecido por eles. Pois é isso que irá acontecer no dia 02/10, a partir das 14h, na Doca 1, Porto de Salvador, durante a segunda edição do projeto Seu Bloco na Rua, evento que reúne arte e informação para capacitar e fortalecer blocos culturais do Carnaval da capital da Bahia.

O principal objetivo da Mostra Cultural Seu Bloco na Rua é facilitar o acesso dos blocos culturais a apoios financeiros. Para isso, cada elemento conectado nesse hub (formado por instituições que disponibilizam verba para esse tipo de investimento) irá apresentar de maneira didática o que exige para realizar o apoio, quais são os requisitos, os documentos, as exigências e o perfil da entidade pretendente. Qual é o prazo, o que é obrigatório apresentar, o que é analisado antes de conceder apoio? Quais os erros mais comuns que impedem a concessão do apoio? Tudo isso será respondido em cada apresentação do evento.

A Mostra Cultural Seu Bloco na Rua é promovida pelo escritório de advocacia Rocha e Advogados, com o apoio da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia e do CONCAR (Conselho Municipal do Carnaval). Entre os órgãos governamentais e empresas públicas convidadas estão a Secretaria de Cultura do Estado (Edital Ouro Negro), Sufotur (Superintendência de Fomento ao Turismo do Governo da Bahia), Ministério da Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet), Bahia Gás, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

“Ao participarem do evento, os blocos vão ter a noção exata do que precisam fazer para ampliar as possibilidades de apoio e, consequentemente, terem condição de fazer um carnaval mais bonito. Com mais recursos, eles podem fazer um desfile mais sólido, mais enraizado culturalmente, contar melhor as histórias e, consequentemente, gerar mais empregos”, explica o advogado Caio Rocha, sócio do Rocha e Advogados. Ele enfatiza que os blocos têm possibilidade de obter recurso muito além do Ouro Negro, que é o principal edital de apoio a esses blocos no Carnaval de Salvador.

Para além do Ouro Negro
Neste ano, o Edital Ouro Negro 2026 do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), irá selecionar 138 projetos, que terão acesso a um investimento recorde: R$ 17 milhões para apoio às entidades culturais, valor de R$ 2 milhões a mais do que em 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de formulário online até o dia 15 de outubro.

Os recursos do Edital Ouro Negro, projeto que chega a 18 anos de história, asseguram a participação de grupos nos desfiles do Carnaval de Salvador e em outras cinco festas populares baianas: Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Lavagem de Purificação (Santo Amaro), Micareta de Feira de Santana, Festa de Reis de Cachoeira e Carnaval do Interior. “Para os blocos culturais, o Ouro Negro é a fonte principal de recurso, com maior aporte financeiro. Este que é um edital estruturado, com regras e condições definidas para obtenção dos recursos. No entanto, como as vagas são limitadas e existe uma variação grande de valores, o objetivo neste ano é buscar as outras fontes de recursos, a fim de que as instituições possam fazer um desfile mais bonito”, explicita Caio Rocha.

Mostra cultural
A programação começa duas da tarde e segue até as 17 horas. Os participantes receberão todo o material necessário para a capacitação, além de certificado de participação. A ideia também é confraternizar com esses blocos, que ßtanta alegria trazem para o nosso carnaval. O evento exala a arte da nossa cultura de carnaval. Por isso, não poderia faltar espaço para a mostra cultural. Serão realizados show de diversos artistas e entidades, entre eles o Araketu, Tonho Matéria e Ilê Ayê. Também será realizado um coffee break para os participantes.

Como participar
O evento é gratuito e as vagas são limitadas. O público-alvo é formado pelos seguintes blocos: afro, afoxés, de samba, de reggae e indígenas; entidades de matrizes africana ou indígena; associações culturais do carnaval, além de produtores culturais. Para participar, os representantes dessas entidades precisam fazer a inscrição através da plataforma Sympla.

SERVIÇO
O quê? Mostra Cultural Seu Bloco na Rua
Onde? DOCA 1 – Multiespaço da França, S/N – Comércio
Quando? Quinta-feira, dia 02 de outubro
Quanto? Gratuito
Inscrições? Pelo Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/ii-mostra-cultural-seu-bloco-na-rua/3133893?referrer=www.google.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *