A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou, na noite deste domingo (6/10), uma ação de aferição no radar localizado na Avenida Santos Dumont, mais conhecida como Estrada do Coco, instalado próximo à Estação de Metrô sentido Litoral Norte. O teste foi realizado entre 23h e 1h desta segunda-feira (7/10) e teve como objetivo avaliar o desempenho do equipamento, garantir sua conformidade com os parâmetros de medição exigidos e apurar eventuais falhas ou irregularidades no funcionamento do sistema de fiscalização eletrônica.
Os testes foram realizados após reclamações de condutores que trafegam diariamente pela região. De acordo com técnicos da SEMOB, as denúncias apontavam possÃveis falhas no equipamento, com registros de velocidade acima da real. Para tanto, após os testes prático e fÃsico no local, não foram encontradas irregularidades. Na ocasião, foi verificada a certificação do equipamento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), com validade até 17 de dezembro do presente ano, conforme resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
A SEMOB reforça que continuará acompanhando os relatórios diários emitidos pela empresa responsável pelos radares para monitorar eventuais falhas. Caso seja constatado algum problema técnico, o auto de infração será automaticamente arquivado, conforme determina a legislação federal aplicável aos processos administrativos. Se não houver inconsistências, os condutores poderão apresentar defesa prévia conforme previsto na Lei Federal nº 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A ação foi coordenada pelo superintendente de Trânsito e Transporte, Dilmar Sacramento. Também participaram da atividade, a técnica Emile Taise, representando a empresa de Tecnologia Inovação e Informação (TIVIC), operadora de radar; André Reis e Jadson LuÃs, motociclistas por aplicativo de Lauro de Freitas; pela SEMOB estavam, Débora Alves, analista de Trânsito e Transporte; Alexsandro Simões, coordenador Executivo; LuÃs Claúdio Santos, diretor de Transporte; além de agentes de fiscalização da pasta.
O trabalho da Prefeitura de Lauro de Freitas, reforça a gestão participativa e o compromisso com a mobilidade urbana.
Foto: Divulgação/PMLF