10 de outubro de 2025
  • :
  • :

Encontro de Formação de Pescadores capacita beneficiários do Mais Pesca em Camaçari

Encontro de Formação de Pescadores capacita beneficiários do Mais Pesca em Camaçari

Com a participação de profissionais de Parafuso, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Barra do Pojuca e Itacimirim, foi realizado o 1º Encontro de Formação de Pescadores do Programa Mais Pesca. A iniciativa ocorreu por meio da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e o 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, nesta quarta-feira (8), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari.

O titular da Sedap, Fabiano Dourado, falou sobre a intenção de promover a formação. “Essa ação tem uma valia muito grande, por conta que nós, no município, enquanto gestão, estamos preocupados, justamente, em aproximar cada vez mais o pescador e a marisqueira. Hoje, com a capacitação junto com a Capitania dos Portos, que vai falar sobre cuidados no mar, orientação sobre navegação, para trazer segurança e uma vida melhor para os pescadores e marisqueiras”, afirmou.

A palestra, intitulada Legal no Mar, foi ministrada pelo suboficial da Marinha Bernardino da Silva Neto. Ele explicou sobre o trabalho do órgão, que tem o propósito de orientar e educar antes de notificar, além de detalhar serviços como o aplicativo de aviso de mau tempo, o Boletim ao Mar e o número para emergências marítimas, que é o 185.

Em relação aos cuidados que os pescadores devem ter, foram listados: manutenção correta da embarcação; condução prudente; coletes salva-vidas para todos; extintores dentro da validade; informar o plano de navegação para familiares; não consumir bebida alcoólica, entre outros.

Um dos participantes foi o membro da Colônia Z-14 em Arembepe, Jorge Antônio Rodrigues da Costa, 56 anos. “Esse evento aqui, para mim, foi uma maravilha. Eu gostei. Teve a apresentação da Marinha e foi muito bom para o pescador ouvir a Marinha. Muita coisa que saiu aqui, o pescador escutou. Negócio de carteira, de marítimo, segurança… tudo aqui, para mim, foi uma maravilha esse evento”, afirmou o pescador com 30 anos de carreira.

Também de Arembepe, a pescadora e marisqueira Antônia Batista, 47 anos, esteve presente na formação e falou sobre o evento. “Sou pescadora desde pequena. Essa palestra hoje foi maravilhosa porque contribuiu com mais conhecimento para nós, pescadores e marisqueiras. Foi muito importante para mim. Essa iniciativa foi a melhor coisa que aconteceu para a gente”, finalizou.

Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas sobre diversos assuntos, como regularização de habilitação, passo a passo para documentação e inscrições de embarcações. Os pescadores ainda receberam um chapéu árabe e certificado de participação.

Em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), também foram ofertadas vacinas antitetânica, hepatite B, tríplice viral, febre amarela, influenza e Covid; aferição de pressão arterial; e testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.

Foto: Juliano Sarrafo/PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *