O cantor, compositor e instrumentista Chambinho do Acordeon foi homenageado com a Medalha Thomé de Souza, em sessão solene realizada na noite de ontem (quinta-feira, 16), no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador. A honraria é uma das mais importantes concedidas pelo Legislativo soteropolitano e reconhece personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural, social e artístico da cidade. A proposta para a homenagem foi do Vereador Sidninho (PP).
Durante a cerimônia, Chambinho foi celebrado por sua trajetória e por seu papel na difusão da música nordestina. Com mais de duas décadas de carreira, o artista é referência no forró contemporâneo, inspirado por mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e o Trio Nordestino. “Eu me sinto honrado. Essa medalha é a maior honraria da cidade, e aumenta a minha responsabilidade como cidadão. Só tenho a agradecer à Câmara dos Vereadores, na pessoa do vereador Sidninho”, declarou Chambinho durante a solenidade.
A homenagem reuniu nomes importantes da música nordestina. Danniel Vieira, Del Feliz, Jó Miranda, Júlio do Acordeon e outros artistas representantes do forró estiveram presentes na cerimônia, prestigiando o amigo e celebrando a valorização da cultura popular. Além deles, autoridades como a Deputada Federal Lídice da Mata (PSB), produtores musicais e empresários, como Netto Sandes, da Crown Produções, também marcaram presença.
Natural de São Paulo e criado no Piauí, Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho, é reconhecido nacionalmente desde sua atuação no filme “Gonzaga — de Pai pra Filho” (2012), no qual interpretou o Rei do Baião. Ao longo da carreira, tem levado alegria e autenticidade da cultura nordestina a palcos de todo o Brasil — com presença constante na Bahia, onde já se apresentou em quase 100 municípios.
Foto: Mário Marques/Divulgação