Com objetivo de fortalecer a consciência ambiental da população, e promover a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, lançou o Programa Recicla Lauro, nesta sexta-feira (31/10). O ato, que aconteceu na Praia de Buraquinho, contou com a presença da Prefeita Débora Regis.
O programa, voltado para a implementação e ampliação da coleta seletiva no município, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), trata-se de uma ação integrada de sustentabilidade, que une poder público, e a Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas (CAELF) em prol de uma cidade mais limpa, justa e sustentável.
Na oportunidade, a prefeita Débora Regis destacou a importância da parceria com a CAELF e reforçou o compromisso da gestão em manter a cidade limpa. “Hoje assinamos esse termo em parceria com a cooperativa, porque isso vai facilitar muito o trabalho deles, que já realizam uma atuação importante aqui na nossa cidade, reduzindo o volume de lixo destinado aos aterros. Além disso, com o Recicla Lauro, vamos poder ver uma cidade mais limpa e mais organizada. Esse é apenas o primeiro de muitos projetos”, afirmou Débora.
Para a presidente da CAELF, Cleide Lisboa, a parceria com a prefeitura vai ajudar a cooperativa e os moradores da cidade. “Esse projeto é de extrema importância, não só para a Lauro de Freitas, mas para todo o meio ambiente, e através da nossa atividade podemos gerar mais trabalho e renda para a nossa cidade. Além disso, o apoio da prefeitura ajuda muito, porque em parceria queremos fazer da nossa cidade a mais limpa do mundo”, disse.
Também presente no evento, a secretária da pasta, Joselene Cardim, destacou a importância do programa para manter a cidade limpa. “A prefeita tem alcançado avanços em diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e social, e o Recicla Lauro marca um novo passo nessa jornada. É o início de uma cidade mais limpa, mais organizada, onde todos tenham consciência de que o lixo pode ser descartado de forma correta e, por meio da nossa cooperativa, se transformar em muitas coisas boas”, afirmou a secretária.
Moradora de Buraquinho, Cristina Silveira, aprovou o programa. “Eu sou totalmente a favor da reciclagem, e em 2005 eu implantei a coleta seletiva no meu condomínio. É uma luta que é árdua, e todo dia você tem que convencer as pessoas. Nós temos que preservar o meio ambiente, parabéns”, finalizou.
De acordo com a pasta, a coleta porta a porta do material será executada pelo Consórcio Nova Cidade, responsável pela limpeza urbana do município, e ocorrerá semanalmente, no período das 8h às 15h. Inicialmente, a coleta será realizada no bairro de Buraquinho, que também sediará a primeira Estação de Reciclagem, instalada no estacionamento da praia.
Com a implantação do Recicla Lauro, o município espera contribuir para redução do volume de lixo encaminhado ao aterro sanitário; preservar recursos naturais e energia; evitar a poluição do solo e da água; melhorar a limpeza e o bem-estar urbano; e gerar trabalho e renda por meio da valorização dos materiais recicláveis.
Foto: Tiago Pacheco/PMLF







